Homenagens na Aleac

Tive o privilégio de figurar na lista de homenageados do Conselho Regional de Educação Física (CREF) durante sessão solene ocorrida na manhã da última quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A indicação para está na lista dos homenageados diz respeito a minha atividade nas coberturas esportivas ocorrida durante as últimas duas décadas. A solenidade foi solicitada através de um requerimento de autoria do deputado Nicolau Júnior (PP) e aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Entre os homenageados cito dois profissionais que deixaram um legado positivo de bons ensinamentos na minha infância e adolescência, época essa que era estudante da Escola Natalino de Brito e atleta do lendário Campo do Maracutaia. Refiro-me aos professores José Aparecido Pereira dos Santos (Nino) e José Alício Martins, dois baluartes que ensinavam com alegria e muita disposição à arte da atividade física para crianças e jovens do bairro da Estação Experimental, isso nas décadas de 1970/1980, quando a comunidade convivia com elevado índices de violência. Confesso que, durante alguns momentos da solenidade fiz uma curta viagem no tempo e, mais uma vez, cheguei à conclusão que, tanto Nino como Zé Alício foram peças importantes não somente para a minha infância feliz, mas também de outros jovens do bairro da Estação Experimental. Os ensinamentos deles, ora com a bola nos pés e ora usando o diálogo, serviu para desviar a mim e a outras centenas de jovens do mundo da criminalidade.

Também quero agradecer ao Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Francisco Castro Nunes, assim como a todos aqueles que fizeram a indicação para essa belíssima homenagem a minha pessoal, em especial ao professor/militar Carlos Nobre. No mais ainda quero agradecer ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), por abrir as portas do parlamento, assim como ao deputado Nicolau Júnior (PP) pelo envio de requerimento. Portanto, a sessão solene em homenagem aos profissionais da área de Educação Física foi pra lá de justa.

Pra finalizar nossa conversa de hoje, quero dividir a homenagem proferida a minha pessoa com todos os cronistas esportivos do nosso estado, que realizam no sol ou chuva suas coberturas diárias para os meios de comunicações de onde tiram o sustento familiar.

OS HOMENAGEADOS

1. Conceição da Cunha Dantas
2. Jânio Teles de Oliveira
3. Carlos Augusto Tabosa da Silva
4. Jose Alicio Martins da Silva
5. Jose Aparecido Pereira dos Santos (Nino)
6. José Sebastião Rodrigues Junior
7. Manielden Lima Távora
8. Manoel Façanha (CRONISTA ESPORTIVO)
9. Raimunda Barrozo Pessoa
10. Rômulo da Costa Modesto
11. Sebastiana Santos Nogueira
12. Ale Assem de Carvalho
13. Maria do Socorro Malveira D’Avila