O Humaitá, de Felipinho, superou a Adesg, de Renato neste sábado, na Arena da Floresta. Foto/Manoel Façanha.

Humaitá supera a Adesg e coloca uma das mãos na taça

MANOEL FAÇANHA

O Humaitá está bem perto de fazer história. Neste sábado (9), a equipe de Porto Acre derrotou a Adesg por 2 a 1, assim colocando uma das mãos na taça de campeão acreano da temporada 2022. Daniego e Fabinho fizeram os gols do triunfo do Tourão, ambos no primeiro tempo. O Leão de Senador Guiomard descontou na etapa final com gol de Alifi.

Como fica

Com o triunfo contra a Adesg por 2 a 1, o Humaitá chega a nove pontos e lidera o returno com 100% de aproveitamento. O Galvez, vice-líder com quatro pontos, joga neste domingo contra São Francisco. Por outro lado, a Adesg soma dois pontos e cai para quarta posição e não tem mais chances matemáticas de título.

Próximos jogos

Na próxima quarta-feira (13), na Arena da Floresta, o Tourão do Humaitá retorna a campo para encarar o Galvez, às 17h. Uma vitória garante o inédito título estadual para o time porto-acrense. Por outro lado, a Adesg pega o Rio Branco-AC, a partir das 19h.

Jogo

A partida começou com o Leão trazendo na sua escalação o veterano atacante Lelão, mas o atleta ficou pouco tempo em campo após sofrer uma lesão. O primeiro lance de perigo foi a favor do time da Adesg numa bola parada de Ciel para a testada do zagueiro Yarles, mas o goleiro Felipe fez boa defesa.

Um minuto depois, o Humaitá deu a resposta num chute de Ronaldo, mas o goleiro Edivandro fez a defesa.

Com a Adesg dando espaço, o Tourão foi imprimido seu ritmo de toque de bola e velocidade e, aos 15 minutos, após lançamento para área, a bola sobrou para Ronaldo. O lateral-direito fez a assistência para Daniego, livre, empurrar a bola para a rede do Leão.

O gol fez bem ao time do Humaitá que passou a dominar as ações e criar oportunidades de gols, numa delas, o atacante Aldair acertou o travessão da Adesg, aos 22 minutos.

O segundo gol do Tourão era questão de tempo e, após excelente jogada individual de Fabinho pelo lado esquerdo da defesa do Leão, ele tocou a bola na saída do goleiro Edivandro, aos 29 minutos. Tourão 2 a 0!

Com a Adesg encolhida na sua defesa e com dificuldades na criação das jogadas ofensivas, o time de Senador Guiomard  levou perigo ao gol do Tourão somente aos 41 minutos. Chumbinho recebeu a bola livre de marcação na grande área, mas a defesa do Tourão travou o chute na hora do arremate.

Gol e pressão pelo empate

Na etapa final o Tourão do Humaitá caiu de produção e deixou espaços na sua defensiva contra um Adesg mais aplicada, ofensiva e disposta a diminuir a vantagem e, posteriormente, buscar o empate.

O primeiro bom momento do Leão saiu de um chute do volante Renato, mas a bola explodiu na defesa do Tourão e foi para a linha de fundo.

Com a saída do zagueiro Venícius, lesionado, o Tourão perdeu um pouco da sua sintonia na defensiva e, justamente, numa falha do zagueiro Naldo, que entrou na partida, o Leão descontou a vantagem do Humaitá.  Ciel roubou a bola na área, tocou para Alifi, que chutou no canto esquerdo para vencer o goleiro Felipe. O gol colocou “fogo” no jogo e a Adesg tentou a pressão, principalmente no jogo aéreo, mas sem sucesso e o placar terminou com vitória do Tourão sobre o Leão por 2 a 1.