MANOEL FAÇANHA
Um texto publicado na primeira quinzena do mês de janeiro deste ano, na agência Futebol Interior (futebolinterior.com.br), tratou de valorizar a importância do fotógrafo esportivo no futebol.
O texto fala de emoção, inspiração e memória. Neste contexto, o fotógrafo esportivo passa a ser um elemento participativo em descrever com sua lente aspectos da partida e, posteriormente, eterniza-las em páginas de jornais e sites, além de outras ferramentas de interação social. A cada lance fica registrado a expressão do atleta ou de outro personagem da partida. O texto defende ainda que a fotografia esportiva não é apenas um trabalho ou uma tarefa a ser feita, mas uma arte. A fotografia de futebol é considerada um “gênero” de imagem no qual uma grande variedade de acontecimentos pode ser coberta. Pode variar de partidas de futebol profissional a uma partida de futebol escolar. As possibilidades são infinitas. A arte de tirar fotografias esportivas varia muito, dependendo do assunto e do objetivo que o fotógrafo pretende atingir, descreve o texto do site esportivo.
Neste contexto de realidade de produção, muitos desconhecem que o profissional da fotografia, além de um profissional dedicado à produção de imagens para complementar uma matéria jornalística de um determinado jogo, investe em equipamentos e fica, muitas vezes horas, após uma pauta, trabalhando na melhoria da qualidade da imagem.
Valorização
Também é digno de registro que a profissão de fotógrafo, seja da área esportiva, política ou policial, requer valorização, assim como de qualquer outro profissional. A matéria publicada no site explica ainda que um fotógrafo esportivo de futebol sabe que fez bem o seu trabalho quando as pessoas ficam arrepiadas só de lembrar da fotografia de um determinado momento do jogo.
“A fotografia esportiva é única, no sentido em que, normalmente, é mais dinâmica do que outros tipos de fotografia. Para ser o melhor na fotografia esportiva, é preciso entender o esporte por dentro e por fora, para capturar as melhores fotos durante os momentos em que o “jogo está quente”. É crucial conhecer e amar o esporte que se está fotografando, pois a paixão pelo jogo vai refletir nas fotos”, diz trecho da matéria do site.
Depoimento
O fotógrafo Sérgio Vale, 57 anos, profissional com mais de 30 anos de experiência profissional e presente nas partidas de futebol nos estádios acreanos, explica que a arte de fotografar o futebol, entre outras variáveis, não são do seu controle e responsabilidade, predominando a atenção do fotógrafo para um registro decisivo da partida. Sérgio explica que essa concentração e percepção são elementos que fazem a diferença no trabalho do profissional, além da paixão pela fotografia esportiva.