Joel foi campeão acreano com o Atlético-AC e titular na primeira fase do Brasileiro da Série D. Foto/Manoel Façanha

Joel: o pulmão de “aço” do Galo Carijó

MANOEL FAÇANHA

Eleito o melhor volante do Campeonato Acreano/2017, o placidiano Joel Campelo Lima, 25 anos, 1.69cm e 70 quilos, vive a expectativa do Atlético Acreano avançar de fase na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo decisivo ocorre no domingo, às 16h, contra o Trem-AP, no estádio Florestão.

Carreira

Revelado na base do Plácido, após indicação dos “olheiros”, o volante Joel aparece na imagens nos primeiros anos de carreira. Foto/Manoel Façanha

Revelado na base do Plácido de Castro, após indicação dos “olheiros” Joel (tio), professor Lima, Rony Maranhão e o saudoso Alan, o volante Joel estreou no profissionalismo com 16 anos vestindo o manto do Plácido de Castro. Mas antes, ele já havia sido campeão pelo time de juvenis do Tigre do Abunã, em 2007.

O futebol refinado, associado à força física e ao pulmão de “aço”, não tardou para o volante ganhar a simpatia dos clubes e as páginas de jornais, tanto que disputou duas copas São Paulo de Futebol de Juniores pelas equipes do Juventus e do Atlético Acreano, respectivamente nos anos de 2010 e 2011.

Na temporada 2015, Joel disputou a Série D com a camisa do Rio Branco. Foto/Edson Castro.

Com o futebol consolidado entre os grandes da capital, Joel passou a figurar com camisas de clubes tradicionais nos últimos anos, inclusive, conquistando o título estadual com a camisa do Atlético Acreano (2017), além de outros três estaduais defendendo as cores de Rio Branco (2011/2015) e Plácido de Castro (2013). O jogador ainda tem um título do módulo “2” do Campeonato Mineiro/2016 vestindo a camisa do Democrata-GV.

Joel ainda tem um título do módulo “2” do Campeonato Mineiro/2016 vestindo a camisa do Democrata-GV. Foto/Arquivo pessoal de Joel Campelo.

Jogo inesquecível

O volante Joel em ação com a camisa do Plácido de Castro. Foto/Manoel Façanha

Entre os jogos mais inesquecíveis da carreira, ele cita a decisão do Campeonato Acreano entre Plácido de Castro e Rio Branco, em 2013. O Tigre havia perdido o primeiro jogo por 2 a 0, mas conseguiu a virada na partida da volta por 3 a 0, assim levando a taça nas cobranças de penalidades.

Foi uma virada sensacional. Muitos não acreditavam na possibilidade do título, mas com garra e inteligência conseguimos uma grande proeza para o futebol placidiano, relembra o jogador.

Campeão também no Galo Carijó

A respeito da conquista da conquista do título estadual deste ano com a camisa do Galo Carijó, o atleta explicou que foi maravilhoso e serviu para valorizar o atleta prata da casa, pois o time celeste nos dois últimos anos apostou muito no jogador acreano e colheu seus frutos. No entanto, isso não quer dizer que os atletas de outros centros não tenham qualidade, pelo contrário, sempre aparecem bons atletas em nosso futebol oriundos de outros centros do país.

Boa fase

A boa fase vivida na carreira, segundo o atleta, tem muito a ver com o trabalho desenvolvido no dia a dia pelo técnico Álvaro Miguéis, além da boa convivência com o grupo, associado ao aspecto tático da equipe.

Seleção

Perguntado qual seria a sua seleção dos atletas com os quais já atuou, o volante não fez cara feia e respondeu na moral: Robson (goleiro), Januário (lateral direito), Alfredo (lateral esquerdo), Pé de Ferro (zagueiro), Gilson (zagueiro), Tragodara (volante), Tiago (volante), Testinha (meia), Josy (meia), Araújo (atacante) e Polaco (atacante).

Confiança

O volante Joel corta contra golpe do Clube do Remo no empate da tarde do dia 5 de março, na Arena da Floresta. Foto/Manoel Façanha

Sobre o jogo decisivo do domingo, o volante Joel não esconde que acredita numa vitória do Atlético Acreano no próximo compromisso. O fator casa, segundo ele, será importante para o time celeste conseguir superar o Trem-AP e deixar o estádio Florestão com a vaga assegurada à segunda fase da competição nacional.

Clubes

Plácido de Castro
Atlético Acreano
Rio Branco
Juventus
Galvez
Democrata-MG Nacional-AM