O volante Joel diz que o Rio Branco terá que se atrevido fora de casa. Foto/Manoel Façanha

Joel refuta propostas de Tigre e Galo e fica no Estrelão

MANOEL FAÇANHA

Eleito novamente o melhor volante do Campeonato Acreano, o placidiano Joel Campelo Lima, 26 anos, 1.69cm e 70 quilos, vai continuar no Rio Branco para o restante da temporada. O atleta vinha sendo cobiçado pelas equipes do Atlético-AC e Plácido de Castro-AC, mas resolveu permanecer no Estrelão.

Com um futebol moderno – força na marcação e chegada bem ao gol adversário, o volante foi peça chave na conquista do título estadual deste ano para o Rio Branco. O Galo Carijó trabalhou para repatria-lo, assim como o Plácido de Castro, mas o volante preferiu continuar no alvirrubro, onde vive um bom momento na carreira e transita com tranquilidade nas “águas calmas” no velho José de Melo.

O Plácido de Castro para contar com o jogador tinha o apoio da família Campelo. O irmão Ismael Campelo é o artilheiro do Tigre do Abunã na temporada e a sua mãe (Dona Bina Campelo) é uma das torcedoras mais apaixonadas do Plácido de Castro, equipe que disputará, junto com o Rio Branco, a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. No entanto, uma proposta financeira atraente, associada à maior visibilidade e um calendário mais amplo de jogos, chegou a balançar o “pulmão de aço” Joel para o seu retorno ao Galo Carijó, mas o atleta, após uma boa conversa com o gestor de futebol estrelado Carlinhos Farias, garantiu continuar no Rio Branco.

O novo contrato de Joel com a equipe estrelada vai até o término do clube na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O Estrelão estréia dia 22 de abril, fora de casa, contra o Macapá.

Carreira

Revelado na base do Plácido de Castro, após indicação dos “olheiros”. Foto/Manoel Façanha

Revelado na base do Plácido de Castro, após indicação dos “olheiros” Joel (tio), professor Lima, Rony Maranhão e o saudoso Alan, o volante Joel estreou no profissionalismo com 16 anos vestindo o manto do Plácido de Castro. Mas antes, ele já havia sido campeão pelo time de juvenis do Tigre do Abunã, em 2007.

Joel foi campeão acreano com o Atlético-AC e titular na primeira fase do Brasileiro da Série D. Foto/Manoel Façanha

O futebol refinado, associado à força física e ao pulmão de “aço”, não tardou para o volante ganhar a simpatia dos clubes e as páginas de jornais, tanto que disputou duas copas São Paulo de Futebol de Juniores pelas equipes do Juventus e do Atlético Acreano, respectivamente nos anos de 2010 e 2011.

Joel ainda tem um título do módulo “2” do Campeonato Mineiro/2016 vestindo a camisa do Democrata-GV. Foto/Arquivo pessoal de Joel Campelo.

Com o futebol consolidado entre os grandes da capital, Joel passou a figurar com camisas de clubes tradicionais nos últimos anos, inclusive, conquistando o título estadual com a camisa do Atlético Acreano (2017), além de outros quatro estaduais defendendo as cores de Rio Branco (2011/2015/2018) e Plácido de Castro (2013). O jogador ainda tem um título do módulo “2” do Campeonato Mineiro/2016 vestindo a camisa do Democrata-GV.

Jogo inesquecível

Entre os jogos mais inesquecíveis da carreira, ele cita a decisão do Campeonato Acreano entre Plácido de Castro e Rio Branco, em 2013. O Tigre havia perdido o primeiro jogo por 2 a 0, mas conseguiu a virada na partida da volta por 3 a 0, assim levando a taça nas cobranças de penalidades.

Foi uma virada sensacional. Muitos não acreditavam na possibilidade do título, mas com garra e inteligência conseguimos uma grande proeza para o futebol placidiano, relembra o jogador.