Francisco Dandão consegue ainda introduzir em alguns trechos do livro personalidades da história mundial. Foto/Maria de Nazaré

“Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas” é a nova obra de Dandão

MANOEL FAÇANHA

O livro “Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas” é a mais recente obra do cronista esportivo Francisco Dandão. De acordo com ele, a peça já pode ser encontrada em algumas livrarias do país, como Livraria da Travessa (RJ) e Asabeça (SP). Mas ele explica ainda que as lojas virtuais Submarino, Americanas e Amazon book já comercializam a obra.Além disso, o livro pode ser adquirido direto com o autor, pelo e-mail fdandao@gmail.com ou whatsapp (85) 9-8949-0707.

No segundo semestre deste ano, Francisco Dandão promete lançar a obra em Rio Branco para os admiradores de seu trabalho.

Cronista esportivo acreano da velha guarda, Francisco de Moura Pinheiro, o Dandão,apesar de hoje residir em Fortaleza-CE continua apaixonado pela história do futebol acreano, tanto que, mesmo à distância, não perde um lance do futebol local, seja ouvindo rádio,navegando na internet, lendo os noticiários ou, ainda,acompanhando algumas partidas pela tela do televisor.

Mesmo aposentado, Dandão ainda contribui para o resgate da memória do futebol acreano, escrevendo anualmente a peça “Futebol Acreano em Revista” e publicando duas crônicas semanais neste diário.

Conheça um pouco mais do autor

Casado e pai de dois filhos, Francisco Dandão, 61 anos, tem graduação em Letras (Ufac, 1980) e Direito (Ufac, 1986), mestrado em Comunicação e Cultura (UnB, 1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2013). O craque das letras ainda é membro da Academia Acreana de Letras (cadeira 28) e tem outros três livros de crônicas publicados: A arte do chute na rede do improvável (2002), Verdades absolutas e outras mentiras (2005) e Trilhas urbanas no reflexo do espelho (2009).

Vejam o que falam da nova obra de Dandão

Jefferson Henrique Cidreira – Escritor

Os 80 textos deste livro, “Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas”, mostram bem a genialidade e a perspicácia do escritor Francisco Pinheiro, para muitos Francisco Dandão. São múltiplas as sacadas e metáforas que se desenrolam por entre as letras reunidas por Francisco Dandão, fazendo milhares de assuntos se misturarem entre si: política, história, geografia, filosofia, economia e, claro, o futebol, além de outros do viver cotidiano do brasileiro que marcam presença nesta obra. Os assuntos se misturam e fazem eclodir histórias fantásticas, mergulhando o leitor nas maravilhas das narrativas, por onde perpassam lembranças e sonhos a cada olhar e o brotar de sorrisos de um tempo passado e presente. Tempos esses que se imbricam, a cada leitura das (des)conexões, que se ligam e religam a todo instante com a paixão nacional, o futebol, que é vivenciada nos pés descalços das crianças que jogam e se divertem na lama dos campos ensopados pela chuva, uns dizendo ser o Neymar, outros se denominando o Messi ou o Cristiano Ronaldo, ou o Buffon etc. Meninos que distribuem carrinhos toscos e que saltam para comemorar seus gols. São muitos os Zés que se distanciam e se aproximam com o radinho à pilha na mão. São muitos os Zés que se emocionam, pulam, gritam, xingam, bebem sua manguaça, choram e sorriem de emoção com o entrar do seu time em ação e com o balançar das redes. Para esses Zés, até o apito final é um bater descompassado o ritmo do próprio coração. É assim que me sinto ao me deixar envolver por cada crônica do mestre Francisco Dandão, submerso nos versos de suas narrativas do lá e do aqui. O jogo de palavras, gritos e sussurros criados pela emoção resgatam a minha infância, que eu sinto mais do que latente nas páginas deste livro.

Jefferson Henrique Cidreira – Escritor


Manoel Façanha – Jornalista

A nova obra do escritor Francisco Dandão, intitulada “Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas”, é uma viagem à boa literatura esportiva. A obra contém 80 crônicas e é recheada de bom humor e informações riquíssimas, não somente do cotidiano esportivo regional, nacional e mundial, mas também de variados assuntos, alguns deles adquiridos durante as viagens do autor pelo planeta Terra. Mestre das palavras, Francisco Dandão consegue ainda introduzir em alguns trechos do livro personalidades da história mundial, como o naturalista inglês Charles Darwin, o nazista Adolf Hitler, o imperador Napoleão Bonaparte, o presidente americano Barack Obama e tantos outros. Neste novo livro, Francisco Dandão cativa, como ninguém, cada minuto do seu leitor, ora contando histórias bem-humoradas do futebol, ora brincando com alguns de seus personagens, ora fazendo críticas com uma boa dose de ironia a respeito de diversos assuntos de nosso cotidiano. Mais uma vez o escritor Francisco Dandão marcou um gol de placa (ou seria de “letra”?) ao presentear os seus leitores com uma obra riquíssima de informações futebolísticas e escrita numa linguagem fácil de ser lida e extremamente agradável de ser consumida!

Manoel Façanha – Jornalista