Jogo 11 da manhã é mais sensato do que 10 da noite

Embora a CBF tenha programado jogos do Brasileirão às 11 horas da manhã de domingo, prioritariamente para atender a televisão, há outros motivos que levam a crer ser positivo termos futebol na parte da manhã de um final de semana.

Com problemas de mobilidade urbana e segurança, o torcedor ganha com a medida. Por esse aspecto, existem bons motivos também para se criticar jogos às 10 da noite no meio de semana.

Partidas do Campeonato Brasileiro às 11 horas da manhã permite a televisão inserir na grade mais um horário de futebol ao vivo para o telespectador. Mas revela, por outro lado, o quanto as emissoras têm baixo interesse em transmitir outros esportes ou mesmo campeonatos de futebol de divisões e categorias inferiores que acontecem paralelamente ao Brasileirão.

Para elas, o negócio central é a Série A e ponto, com possibilidades de ampliar pacote de publicidade nas transmissões. Hoje, o futebol do Campeonato Brasileiro ao vivo pode ocupar horários diferentes na programação até duas vezes na quarta-feira, duas vezes na quinta-feira, duas vezes no sábado e três vezes no domingo.

É exposição à beça de anunciantes na tv da principal competição do País em dias e horas variados ao longo da semana. Os clubes também ganham com mais chance de exibição de seus patrocinadores na televisão, algo sempre levado em conta nas negociações que realizam com patrocinadores.

Futebol às 11 horas da manha de domingo também ajuda a ida do torcedor ao estádio, acompanhado da família, ação considera essencial para tornar às arquibancadas fonte de renda mais favorável aos clubes.
A parte da manhã de domingo costuma ser melhor momento para se locomover sem trânsito pelas cidades (principalmente para as distantes arenas), usar transporte público (péssimo e inseguro quanto mais tarde vai ficando) e aproveitar o dia sem pressa para retornar ao lar, propiciando mais tranquilidade e tempo para descansar para a jornada que se reinicia na segunda-feira.

Também o nível de segurança aumenta sobremaneira, já que entre a saída e a volta para casa, tudo acontece na luz do dia.
Enfim, são fatores conjunturais conhecidos que favorecem torcedores que querem assistir a uma partida de futebol no estádio, mas querem mais conforto nesses deslocamentos.

Por tudo isso, é capaz de partidas às 11 horas da manhã tornar algo comum por aqui. Resta agora saber quando partidas às 10 da noite deixaram de existir – essa discrepância criada pela televisão brasileira que só afugenta o torcedor dos estádios.