O professor José Aparecido (Nino) foi coordenador de desporto da Funbesa por mais de uma década. Foto/Acervo Manoel Façanha

Jornalista esportivo conta histórias do Campinho do Maracutaia na Land TV

DA REDAÇÃO/NA MARCA DA CAL

No início do mês de agosto, o jornalista esportivo Manoel Façanha, do site Na Marca da Cal, foi o convidado da produção da Land TV para uma entrevista a respeito da historia do lendário campo de terra batida da Funbesa, apelidado pelos seus atores de campinho do Maracutaia, praça esportiva onde muitos craques do futebol acreano, como o Rei Artur, Antônio Júlio, Sabino, Cezar Limão, Delcir, Magide, Rozier e tantos outros, foram revelados e desfilaram o fino futebol. Façanha falou de como foi criação do espaço físico, da sua importância para a juventude de um dos bairros de grande vulnerabilidade social da época, de alguns personagens históricos da praça esportiva, como o Sr. Osmar, o professor Nino entre outros. O jornalista ainda revelou a presença do bicampeão mundial, o lendário Mané Garrincha, posando numa fotografia, ao lado de atletas da equipe do Farinha, em 1979, numa agenda dele, a serviço da Legião Brasileira de Assistência (LBA).

Farinha – 1979. Em pé, da esquerda para a direita: Preto (in memoriam), Garrincha, José Alício e Delcir. Agachados: Jacaré, Gobeia e Afrânio. Acervo/Afrânio Moura.

Histórico

O espaço físico que foi criado no final da década de 1970 pela comunidade do então bairro periférico da Estação Experimental, hoje faz parte do Centro Integrado de Esporte (CIEC), espaço que passa por ampla reforma. De acordo com informações, a obra está orçada no valor de R$ 1,8 milhão  – uma fonte comentou que, além desse valor, foi feito ainda um aditivo de R$ 600 mil para a finalização das obras). Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal e hoje senador da república Alan Rick (União Brasil). Os trabalhos de revitalização do espaço físico estão sendo realizados na quadra poliesportiva, na sala de artes marciais, no campo de futebol (grama esmeralda, drenagem, alambrados, iluminação, arquibancadas e rede de proteção), no prédio administrativo e, ainda, no estacionamento, entre outros espaços.

Click no link abaixo e veja a entrevista: