Kinho se defende e o goleiro Tomate ganha fama

Redes sociais realmente não perdoam. O técnico Kinho Brito virou durante os últimos dias alvo preferido delas ao tomar a decisão de substituir o goleiro andiraense Tomate momentos antes da cobrança do pênalti que garantiu a vitória do Atlético-MG sobre o Andirá por 1 a 0, pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022.

A repercussão negativa fez o técnico andiraense Kinho Brito gravar um vídeo e disponibilizar nas suas redes sociais. O treinador fez um pronunciamento ao lado dos goleiros Tomate e Carlos. Nele, o profissional justifica a substituição e nega qualquer tipo de indisposição com goleiro. “Após o primeiro jogo, a gente resolveu fazer algumas mudanças no time. Como esse jogo contra o Atlético era o último nosso de grande visibilidade, com transmissão ao vivo, resolvemos dar oportunidade para os outros goleiros. Tanto que o voto entre a comissão técnica para decidir quem seria o titular foi meu. A ideia era cada um jogar um tempo, mas como o Tomate estava muito bem no jogo, eu resolvi manter ele mais um pouco na segunda etapa. Foi uma decisão muito rápida, na hora do pênalti, eu virei para comissão técnica e perguntei se colocava o Carlos naquele momento. Todos concordaram e eu tomei a decisão final, sabendo que se ele não pegasse o pênalti eu ia ser criticado, mas assim é a vida de treinador”, disse.

No pronunciamento, o técnico Kinho Brito pede desculpa pela situação criada e diz que errar faz parte do ser humano. “Minha intenção jamais foi de prejudicar a carreira do Tomate”.

No final do vídeo, Tomate também falou do episódio e agradeceu ao Andirá pela oportunidade e ao técnico Kinho. “Eu só agradeço à Deus pela partida que fiz hoje e agradecer também ao Kinho que abriu as portas e o Andirá que pagou o tratamento de uma contusão no joelho que eu tinha. Não foi uma boa substituição, mas já estava acertado e já estava combinado entre a gente”.

Numa postagem, o goleiro andiraense mostrou maturidade e pediu que as redes sociais parem de atacar o seu treinador. “Gente, vamos respeitar o Kinho e a família dele. Quero deixar claro que não compactuo com o discurso de ódio e os ataques que alguns seguidores estão fazendo com a família do mesmo. Vamos espalhar o amor e a paz”.

O certo é que a substituição equivocada do goleiro Tomate gerou grande repercussão. O atleta que tinha 1,5 mil seguidores em na sua conta do Instagram passou a contar com quase 500 mil. O episódio movimentou as redes sociais. O atacante Richarlison, do Everton-ING e da Seleção Brasileira, usou suas redes sociais e escreveu: “Deus te abençoe Mlk (sic). Vc (sic) estava bem demais”. O conterrâneo Weverton Pereira, do Palmeiras e da Seleção Brasileira também opinou: “Vc brilhou e fez o seu melhor, segue firme e levanta a cabeça. Deus te abençoe”. Outro famoso a se pronuncia foi o padre Fábio de Melo. O religioso disse que estará na torcida para o goleiro Tomate ser aprovado nos testes do Galo mineiro: “O que eu vou torcer para esse garoto passar nesse teste, não tá escrito!”.