Por Kelton Pinho – ge/AC
O lateral-esquerdo do Rio Branco-AC, Johnson Chukwunonso Ifeka, 21 anos, foi convocado para defender a seleção nigeriana sub-23. O Estrelão recebeu ofício da Federação Nigeriana de Futebol com pedido de liberação do jogador no início desta semana.
Johnson Chukwunonso Ifeka, lateral-esquerdo do Rio Branco-AC — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha
O presidente Valdemar Neto disse que o Rio Branco-AC já acatou o pedido da entidade, deixando o jogador à disposição para servir o país de origem quando preciso.
— Vão fazer tipo um amistoso (…) não sei onde é, e ele está entre os selecionados, mas não tem data ainda. Estão correndo atrás perguntando se libera, se o clube tá de acordo. Já respondi dizendo que libero, que na hora que precisar e for necessário será liberado — explica o dirigente.
Johnson Ifeka chegou no Rio Branco-AC em meados de 2021 e tem acordo até 2025, segundo o dirigente. Na atual temporada o jogador não se firmou no time titular, mas costuma entrar nos minutos finais das partidas.
O jogador, inclusive, foi expulso na vitória do Rio Branco-AC sobre o Porto Velho-RO por 1 a 0, fora de casa, e será desfalque na próxima rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
O Rio Branco-AC é vice-líder do grupo 1 da Série D com 14 pontos e encara o Porto Velho-RO no próximo domingo (5), às 18h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital, pela oitava rodada.
Ofício de convocação do lateral-esquerdo Johnson Chukwunonso Ifeka, do Rio Branco-AC — Foto: Divulgação
Veja a tradução do documento na íntegra
“Em nome da Federação de Futebol da Nigéria apresentamos nossos cumprimentos e informamos Jhonson ifeka que você está entre o jogadores selecionados para participar da próxima seleção nacional da Nigéria sub-23 em breve.
Solicitamos ao seu clube de futebol, Rio Branco Futebol Clube, e ao presidente Sr. Valdemar Neto Alencar, que aceitem nosso pedido sempre que sua convocação, que nós a Federação da Nigéria informaremos quando devido.
Nossos maiores cumprimentos à Confederação Brasileira de Futebol, Rio Branco Futebol Clube, aos funcionários e ao presidente Sr. Valdemar Neto Alencar. Por favor, aceite nossos mais altos cumprimentos esportivos”