Libertadores: Rodada “Freddy Krueger” para os brasileiros

Uma rodada “Freddy Krueger” ocorreu na última terça-feira para quatro clubes brasileiros que disputam a Taça Libertadores da América-2021. Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Santos não foram páreos para as equipes colombianas, argentinas, uruguaias e bolivianas, respectivamente.

Foram quatro derrotas, sendo três delas em casa. O Santos, o único clube brasileiro a jogar fora de casa, perdeu para o The Strongest-BOL por 2 a 1, em La Paz, na Bolívia. O resultado manteve o clube brasileiro na segunda posição do Grupo C, mas a missão para avançar na competição não será nada fácil, pois o Boca Juniors-ARG e o Barcelona de Guayaquil-EQU medem forças na noite desta quinta-feira (20) e o time de Fernando Diniz corria sérios risco de cair para a terceira posição da chave.  O certo da história é que o time praieiro chegará à última rodada da primeira fase do torneio continental para medir forças contra o líder Barcelona de Guayaquil-EQU. Uma vitória no duelo que será disputado fora de casa não garante o clube na próxima fase da competição, pois ainda dependerá do resultado entre Boca Juniors-ARG e The Strongest-BOL, isso não descartando que as duas vagas do grupo sejam decididas no saldo de gols.

No Maracanã, o Fluminense perdeu a chance de avançar na competição com uma rodada de antecedência do fechamento da primeira fase. No entanto, após derrota para o Junior Barranquilla-COL por 2 a 1, numa atuação pra lá de vexatória de seus jogadores, o time carioca ficou em situação complicada no torneio podendo perder a liderança da chave após o jogo entre River Plate-ARG e Santa Fé-COL, ocorrido na noite desta quarta-feira (19). Digno de registro que o tricolor carioca, além de marcar muito mal nos dois tempos de bola rolando, perdeu dois gols incríveis no primeiro tempo do confronto, ambos nos pés dos atacantes Luís Henrique e Kayky. Com o tropeço, o Fluminense precisará vencer na última rodada da fase classificatória, em jogo marcado para a próxima terça-feira (25), no estádio Monumental de Núñez, o River Plate-ARG, para avançar na competição. Um empate ou uma derrota deixará o clube das Laranjeiras dependendo do resultado da partida entre Santa Fé e Junior Barranquilla, ambos da Colômbia.

A terça-feira “Freddy Krueger” saiu do Maracanã e migrou para o Morumbi. Lá, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o então invicto São Paulo, caiu não somente para o rival Racing-URU, pelo escore mínimo de 1 a 0, mas também, perdeu a chance de continuar na liderança do Grupo E. Com o resultado negativo, o tricolor paulista também deixou de carimbar vaga antecipada à próxima fase da Taça Libertadores, mas, na matemática dos números, está praticamente garantido na sequência do torneio.

Antes do tropeço dos dois tricolores, o líder Palmeiras deu mole e perdeu outra vez, em casa, nesta temporada, para o algoz Defensa y Justicia-ARG. O resultado não foi pior simplesmente pelo fato do time do goleiro acreano Weverton já estar com vaga garantida na próxima fase do torneio continental, assim como o Defensa y Justicia-ARG.