MANOEL FAÇANHA
Faleceu no início da noite desta quinta-feira (3), o ex-deputado e presidente da Federação Acreana de Desportos (FAD) Alércio Dias, 77 anos. O político estava Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Juliana desde a última terça-feira (1), mas não resistiu a complicações de uma trombose no intestino e veio a óbito.
Natural de Santa Catarina, Alércio Dias chegou ao Acre no final da década de 1970 para presidir à Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Neste período, ele então advogado e com influência na sociedade, aproximou-se do meio esportivo e, junto com o cronista esportivo Campos Pereira, encabeçaram a chapa “Ary Rodrigues” nas eleições à direção da então Federação Acreana de Desportos (FAD) para o triênio de 1981/1983. Fechadas às urnas, a dupla derrotou a chapa “Ala Renovadora”, encabeçada por Cristiano Alves de Castro, ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportivo da FAD, por 8 votos a 2. Desportivas como Joaquim Ferreira, Almada Brito, Alberto Zaire, Aloísio Maia, Elzo Rodrigues, Jaércio Teixeira, entre outros, fizeram parte da chapa vencedora.
Conforme dados colhidos na peça literária “Futebol Acreano em Revista”, a diretoria eleita teve alguns desencontros de ordem esportiva, fato esse que colaborou com o pedido de renúncia de Alércio Dias e também de diversos dirigentes da sua chapa em fevereiro de 1982.
Entre os trabalhos realizados por Alércio Dias na direção da FAD ficam registrados a recuperação do sistema de iluminação do Stadium José de Melo, assim como a boa condução na organização do Copão da Amazônia de 1981, ocorrido na cidade de Rio Branco, com o título ficando com o Juventus-AC.
Na política
Na vida política, Alércio Dias foi eleito em duas oportunidades deputado federal pelo Acre. A primeira pela sigla do PDS ,em 1982, e a segunda, na reeleição de 1986, pela sigla do PFL. Na eleição municipal de 1988 à prefeitura de Rio Branco, Alércio Dias foi derrotado por Jorge Kalume. Logo depois, em 1990, foi eleito suplente de deputado federal. Em 1994, Alércio foi eleito a deputado estadual pelo PFL, mas, a convite do governador Orlei Cameli, pediu licença da Aleac para ocupar a pasta da secretaria de Educação. Nas eleições de outubro de 1998, Alércio Dias concorreu ao Palácio Rio Branco, mas perdeu o pleito para Jorge Viana ainda em primeiro turno.
Velório
O velório deve ocorrer no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A família espera a autorização da Aleac para fazer o anuncio.