Chichico era membro de uma das famílias de moradores mais antiga do bairro da Floresta

Morre Chichico, campeão de juvenis pelo Juventus em 1979

MANOEL FAÇANHA

Vítima de uma parada cardiorrespiratória, faleceu no início da noite deste sábado (23), no Pronto Atendimento do Pronto Socorro de Rio Branco, o ex-zagueiro da base do Atlético Clube Juventus, Francisco da Costa Ferreira, o Chichico, de 60 anos. O atleta, ao lado de jogadores como Klowsbey, Pingoncinha, Gerson, Cleber e Leco entre outros, fiz parte da equipe de juvenis do rubro-negro acreano, campeã da temporada de 1979.

Juventus (juvenil) – 1979. Em pé, da esquerda para a direita: Moisés, Chichico, Pingoncinha, Gerson, Marquito e Klowsbey. Agachados: Leco, Ranieri, Brizola, Cléber e Neto. Foto/Cleber de Lima

Nas décadas de 1970 e 1980, Chichico era figurinha carimbada do campo de pelada do Maracutaia, localizado nas dependências da Funbesa, precisamente no bairro da Estação Experimental. Chichico também era atleta de voleibol, músico talentoso e durante muitos anos embalou a juventude do bairro da Estação Experimental e adjacências cantando/tocando músicas do Movimento Popular Brasileiro e repertórios internacionais(discoteca). O palco das festas era, geralmente, o clube social da Assermurb.

Chichico era membro de uma das famílias de moradores mais antiga do bairro da Floresta. Era funcionário público (Deracre), casado, tinha duas filhas e uma neta.

Juventus lamenta

O presidente juventino, o desportista Luiz Cleber de Lima Costa, companheiro de Chichico na equipe do Juventus, no título de juvenis conquistado na temporada de 1979, lamentou profundamente a perda do amigo. “Chichico era meu amigo de longas datas. Um ser humano excepcional que vai deixar saudades. Em nome da família juventina quero deixar nossos sentimentos aos familiares e amigos do Chichico”, declarou o dirigente.