MANOEL FAÇANHA
Na noite desta quinta-feira (18), o coração do ex-sindicalista, político e servidor do Ministério Público Federal e também músico, Sergio Rocha Taboada, parou de pulsar numa UTI de um hospital de São Paulo, após sofrer uma parada cardiorrespiratória no início da tarde. Taboada tinha 60 anos, era casada com Gisela Oliveira e tinha três filhos.
Sérgio Taboada, então filiado ao PCdoB, foi autor da Lei estadual de Incentivo à Cultura e ao Desporto. Era torcedor do Independência e praticante de voleibol na juventude e sócio participativo nas atividades esportivas da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB) durante a primeira metade da década de 1990, inclusive, campeão da Copa Ouro de Futebol Soçaite/1994.
O professor João Petrolitano de Assis, presidente da Federação de Voleibol (Feav), lamentou a morte de Sérgio Taboada. Petrolitano lembrou do trabalho dedicado de Taboada para a aprovação da Lei de Incentivo à cultura e ao desporto, hoje modificada. “Foi uma grande batalha que vencemos naquela época para o engrandecimento de nossa cultura e desporto”, diz o dirigente esportivo.
Nas redes sociais, milhares de pessoas lamentaram a perde de Sérgio Taboada. O Governo do Estado emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-político, assim como o Partido Comunista do Brasileiro (PC do B).
PCdoB emite nota
NOTA DE PESAR
O Partido Comunista do Brasil, no Acre, lamenta profundamente a morte prematura do ex-integrante da sigla e ex-deputado estadual por dois mandatos consecutivos, Sérgio Taboada.
A luta em defesa dos trabalhadores junto ao Sindicato dos Bancários, se confunde com a luta de Sérgio Taboada ao longo de sua carreira política na Assembleia Legislativa do Acre.
Os membros do PCdoB no Acre se solidarizam com a família e amigos do ex-parlamentar, rogando a Deus que os confortem neste momento de tamanha dor para todos os que conviveram com Taboada.
Sempre seguro de suas convicções, Sérgio Taboada deixa um legado de probidade, companheirismo e lealdade aos seus princípios. Seu trabalho no Parlamento acreano foi marcado por uma atuação firme, produtiva e diferenciada.
Rio Branco, 18 de março de 2021.