Realizada a primeira rodada do Brasileirão, alguns comentários publicados na imprensa de profissionais do futebol dão ideia do que deve acontecer em campo com alguns clubes na competição, pelo menos nessas primeiras semanas do Campeonato Brasileiro 2017.
“A gente não pode abaixar a cabeça quando toma gol, tem que continuar com o mesmo equilíbrio do começo para não acontecer o que aconteceu. Espero que não se repita”. Palavras do meia Nenê, do Vasco, que tomou de 4 a 0 do Palmeiras na capital paulista. O jogador mostra-se preocupadíssimo do que pode ser a vida daqui para frente dos cruzmaltinos na temporada.
Já do lado do Palmeiras, disse o cronista Mauro Beting: “… um time mais solto e ofensivo. Mais bonito de ver do que na maioria dos jogos em 2017. Time mais Cuca. Muito mais treinador. Potencial de ser muito mais time do que vinha sendo”.
O jornalista esportivo Júlio Gomes, que considera Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras, nessa ordem, favoritos ao título, fez um prognóstico da primeira rodada no sábado pela manhã e acertou o resultado do jogo do rubro-negro contra o Galo mineiro: 1 a 1. E disse ainda que se tratava de uma “final”. A partida foi tudo isso que imaginou.
Seguem as críticas de tudo quanto é lado ao São Paulo e ao seu técnico, Rogério Ceni. Eliminado de todas as competições que participou esse ano, perdeu para o Cruzeiro de 1 a 0, no Mineirão, na primeira rodada do Brasileiro. Há quem diga que o time paulista é o grande da vez que sofrerá no pé da tabela de classificação.
O Fluminense venceu o Santos por 3 a 2 em casa. O técnico Abel deu um chega para lá naqueles que duvidam que o tricolor carioca possa despontar na competição: “Não somos o patinho feio do Brasileiro. Vamos chegar. Óbvio que vai oscilar. Os caras não são super-homens”.
A vice-campeã paulista, a Ponte Preta, goleou o Sport por 4 a 0, numa atuação superior as realizadas nas finais do Paulistão a poucos dias atrás. Mas não se sabe se manterá o nível. O atacante Clayson, destaque do time na temporada (e que fez dois gols nessa partida contra o Sport), deu a entender que está se despedindo da Macaca. Vai justamente para o Corinthians, que tirou o título da Ponte no Campeonato Paulista.
Aliás, o Corinthians empatou na primeira rodada do Brasileirão por 1 a 1 com a Chapecoense. Fico com as palavras do cronista Carlos Eduardo Eboli sobre o time do técnico Fabio Carille: “Vai brigar pelo título? Não! Hoje, não vejo brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, mas é um time que pode fazer um campeonato digno, brigando até por uma vaga na Libertadores”.
Pode ser. Vamos aguardar! Não só o Timão, mas todos os clubes da Série A. É ainda cedo para palpites certeiros. Mas os primeiros passos estão sendo dados.
.
.