MANOEL FAÇANHA, COM INFORMAÇÕES DA AFI
O Palmeiras protagonizou, neste domingo (7), no Catar, mais uma ‘pipocada’ sul-americana no Mundial de Clubes da FIFA, cujo formato existe desde 2005 após uma primeira experiência em 2000: foi eliminado ainda na semifinal. O responsável por este feito foi o Tigres, do México, o campeão da América do Norte, Central e do Caribe, que anotou 1 a 0.
Cabe destacar que este cenário não é inédito. Na verdade, vem sendo bastante comum. O primeiro a cair antes da decisão foi o Internacional, que, em 2010, no Emirados Árabes Unidos, perdeu, por 2 a 0, para o Mazembe, da República Democrática do Congo, o campeão africano.
Novo brasileiro deu ‘vexame’ em 2013. Empolgado pelo primeiro título na Libertadores, o Atlético-MG foi ao Marrocos – e ficou justamente para o representante da casa. O Raja Casablanca conseguiu grande triunfo por 3 a 1.
Os últimos ‘fiascos’ vieram de vizinhos – ambos também foram eliminados por campeões locais. Em 2016, no Japão, o Atlético Nacional, da Colômbia, foi goleado, por 3 a 0, pelo Kashima Antlers. Já em 2018, no Emirados Árabes Unidos, o River Plate, da Argentina, não saiu do 2 a 2 e foi derrotado, por 5 a 4, nos pênaltis, para o Al-Ain.
Preço da eliminação
Além da chance de disputar título mundial, o Verdão perdeu uma boa grana em premiação. A Fifa paga 4 milhões de dólares ao segundo colocado e 5 milhões de dólares ao campeão. Caso fique com o terceiro lugar, o time brasileiro receberá 2,5 milhões de dólares (R$ 13,4 milhões na cotação atual). O quarto leva 2 milhões de dólares (cerca de R$ 10,7 milhões).
Fala, Weverton!
Após a eliminação do Mundial de Clubes, o goleiro Weverton, que fez três grandes defesas para partida, analisou a eliminação palmeirense. “Foi uma partida difícil, tensa e complicada. O Palmeiras começou bem o jogo, mas o adversário, aos poucos, cresceu na partida e, logo após o intervalo, ao sofrermos o gol de pênalti, nossa equipe teve que buscar o resultado, mas, infelizmente, não conseguimos o nosso objetivo. Agora é pensar no próximo jogo [disputa pelo 3º lugar] e depois voltar para casa, se preparar bem para as decisões que vêm pela frente”