Eu, juntamente com os amigos Francisco Dandão e Augusto Diniz, ambos cronistas esportivos de O Rio Branco, somos realmente loucos por futebol. Tanto que chegamos ao ponto de, juntos, lançamos mais uma obra em conjunto neste fim de ano titulada de “Personagens do futebol acreano”.
O livro junta dezenas de entrevistas já publicadas neste espaço, onde retrata a história de mais de 20 personagens de nosso futebol, entre eles podemos citar alguns como é o caso de Tião Araújo, ex-goleiro do futebol acreano que chegou ao cargo de preparador físico da seleção nacional na Copa do Mundo de 1978, além de ser o primeiro técnico brasileiro a trabalhar no Oriente Médio, após passagem pelo Fluminense (RJ). A obra traz outros personagens como o goleiro Weverton (Atlético/PR), o meia Ancelmo (Boa Vista-POR), Ariosto Miguéis (ex-técnico), Tadeu, Illimani Suares, Ico, Merica, Ciro, Pitiú e outros atletas que já desfilaram em nossos gramados.
Abaixo você pode conferir a apresentação da obra.
Apresentação
Falar de futebol é fácil. Ainda mais para torcedores apaixonados, cronistas inflexíveis nas suas opiniões e admiradores tenazes pelo esporte. Difícil é ouvir com apurada atenção seus principais protagonistas sobre o que pensam do assunto.
Com o objetivo de dar vozes às personalidades que fazem a bola rolar, este livro apresenta entrevistas e reportagens com jogadores, ex-jogadores, técnicos e dirigentes. A manifestação de cada um, todos acreanos ou com fortes raízes no Estado, se dá em momentos diferentes, mas marcantes da história recente.
Publicado na imprensa, o material reunido na obra se configura como importante documento de profissionais zelosos em transformar os acontecimentos nos gramados em um espetáculo, acima de tudo, para quem assiste – até mesmo àqueles menos afeitos a entender as alegrias e tristezas, pressões e prazeres envoltos no dia a dia dos construtores da maior paixão nacional.
Francisco Dandão, Augusto Diniz e Manoel Façanha, experientes jornalistas, assinam os diversos artigos publicados aqui. Um registro valioso dos grandes “Personagens do Futebol Acreano”.
Manoel Façanha