Por Silvio Lima e Gabriel Mansur
Manacapuru, AM
O duelo entre Princesa do Solimões e Atlético-AC, neste domingo, às 15h30 (16h30 de Brasília), no estádio Gilberto Mestrinho (Gilbertão), em Manacapuru (a 84 km de Manaus), foi um daqueles duelos de tirar o fôlego, mas terminou no empate em 1 a 1. A partida, válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D teve um dono em cada tempo. O Tubarão do Norte mandou na primeira etapa e abriu o placar com André Lima. Mas o Galo Carijó deu o troco no segundo tempo, dominou, e marcou o gol de empate com Rafael Barros.
Com o resultado, o time acreano fica em situação mais confortável. No jogo de volta, no próximo domingo, dia 21, em Rio Branco, um empate sem gols já garante o Galo Carijó nas quartas de final da Série D – além da vitória, claro. Já o Princesa, precisa vencer ou empatar a partir de dois gols. O mesmo placar deste jogo, a decisão será nos pênaltis.
Princesa melhor na primeira etapa
No primeiro tempo, o Princesa começou a partida no ataque. Desde o primeiro minuto, buscou o gol a qualquer custo. Mas o Atlético-AC também não ficou na defensiva e explorou, principalmente, os contra-ataques. E o primeiro gol foi do time amazonense, aos 8 minutos, com André Lima. Guilherme lançou para Gelvane, que avançou pela esquerda e cruzo para o camisa 10 do Tubarão abrir o placar no Gilbertão.
Mas o Atlético-AC não desanimou e deu a resposta aos 19 minutos. Rafael Barros recebeu passe da esquerda, avançou na linha de fundo e cruzou forte e a bola bateu na trave e assusta o goleiro Rascifran. Depois disso, Princesa continuou melhor, criando as melhores oportunidades e o Atlético-AC buscando as jogadas de contra-ataques. Mas nada que mudasse o placar inicial.
Galo domina segunda etapa
Após reclamar de que os jogadores estavam sofrendo com a violência do Princesa, o técnico do Atlético-AC, Álvaro Miguéis, teve uma boa conversa com o time e o Galo voltou diferente para a segunda etapa e passou a tomar a iniciativa do jogo. E foi premiado. Logo aos sete minutos empatou a partida. O atacante Rafael Barros recebeu a bola na frente, avançou em velocidade e chutou na saída do goleiro Rascifran. A resposta do Princesa veio aos 10 minutos. Após lançamento na área, o zagueiro Danilo acerto cabeçada na trave a assustou o goleiro Franco.
Depois disso, o Galo Carijó continuou melhor na partida e teve mais oportunidades de virar o placar que o Princesa. té aos 25, o time acreano perdeu duas boas oportunidades. A primeira aos 18. Careca que fez jogada individual e tocou para Polaco, que perde o gol na pequena área. Depois, aos 23, Polaco lançou para a área, Careca escorou de cabeça e goleiro do Princesa fez defesaça e evitou o gol.