MANOEL FAÇANHA
Com 12 equipes classificadas para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D: Amazonas-AM e Rio Branco-AC (G1), Moto Club-MA (G2), Retrô-PE, Souza-PB (G3), Brasiliense-DF e Anápolis-GO (G-5), São Bernardo-SP e Paraná-PR (G-7) e Azuriz-PR, Caxias-RS e Aimoré-RS (G-8), os grupos 4 e 6 ainda estão com as quatro vagas em aberto.
No próximo final de semana, 32 confrontos serão realizados pela décima terceira rodada da fase de grupos da competição. No estádio Florestão, a partir das 17h, o eliminado Humaitá recebe o Porto Velho-RO. No mesmo dia (10), no estádio da Colina, na cidade de Manaus-AM), o Rio Branco visita o São Raimundo-AM, às 16h (de Brasília). O time estrelado para a partida poderá ganhar o retorno do lateral direito Pêu e também do zagueiro Yago. Os dois jogadores estavam no departamento médico e iniciam o período de transição. Outro que pode ficar à disposição do técnico Bruno Monteiro será o zagueiro Hugo. O atleta aguarda pela presença do seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Campanhas
Com 384 jogos realizados em 12 rodadas, 20 vagas seguem em aberto. Conforme dados estatísticos de Adethson Leite/Números & Estatísticas o torneio apresenta total de 155 vitórias dos mandantes (40,58%), sendo que 107 dos visitantes (28,01%) já foram registradas. O torneio ainda apresenta 120 empates (31,41%). Os donos da casa marcaram 474 gols e os visitantes 368. O Brasiliense-DF, inserido no Grupo 5, apresenta o melhor retrospecto técnico do torneio (31 pontos ganhos – 86,1% aproveitamento). A equipe do Retrô-PE (27 pontos – 75%) é a segunda colocada, seguido pelo São Bernardo-SP (26 pontos – 72,2%), na terceira. Na quarta e quinta posições na tabela de classificação aparecem o Moto Club-MA e o Amazonas (25 pontos – 69,4%), respectivamente. O Rio Branco-AC surge na sexta colocação com 24 pontos (66,7%).
Média de gols
Fechada a 12ª rodada da competição, a média de gols está em 2,19 por jogo – 844 gols em 384 partidas. O ataque mais positivo do torneio pertence ao Trem-AP. O clube amapaense já marcou 28 gols e apresenta média de 2,33 gols por jogo. O Amazonas-AM aparece na segunda posição (25). Na sequência, quatro equipes dividem a terceira posição: Moto Club-MA, Fluminense-PI, Retrô-PI e Rio Branco-AC, todas com 21 gols marcados. O Brasiliense-DF é o sétimo com 20 gols assinalados. Já o Humaitá-AC é apenas o 54º neste requisito com apenas nove gols marcados em 12 jogos disputados.
Artilheiros
Concluída a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, o atacante Franklin (Retrô-PE) lidera a artilharia da competição. O atleta do Azulão já marcou dez gols. Na segunda posição aparecem Aleilson (Trem-AP) e Rafael Tavares (Amazonas-AM). Os dois jogadores já marcaram, cada um, nove gols na competição.