MANOEL FAÇANHA
Fundada no ano de 1944, durante o penúltimo ano da Segunda Grande Guerra Mundial, a Rádio Difusora Acreana – frequência 1400 AM, também conhecida como “Voz das Selvas”, comemora no próximo dia 25 de agosto 75 anos de fundação.
Uma vasta programação esportiva está sendo preparada pela emissora para não deixar passar em branco a data comemorativa. De acordo com o cronista esportivo Alberto Casas, diretor de Esporte da RDA, além de uma corrida de rua para o dia 24 de agosto, está sendo preparada outras duas atividades esportivas para o dia 25 no espaço físico da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A primeira será a realização de um torneio de voleibol feminino, sob responsabilidade da desportista Maria Luíza (Amigas do Vôlei). Já o segunda diz respeito à realização do torneio início do Campeonato da Imprensa/2019.
Alberto Casas explica ainda que a corrida terá um percurso de apenas 5 quilômetros, limitando-se 75 participantes, todos com idade acima de 50 anos. Cada atleta na chegada da prova terá direito a receber uma medalha de participação. A largada está agendada para ocorrer a partir das 8h da manhã na frente da emissora.
A prova será organizada pela Federação Acreana de Atletismo e contará com a parceria da Uninorte, Supermercados Araújo e Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).
História
Em 2004, no aniversário de 60 anos da Rádio Difusora Acreana, a emissora realizou uma prova de rua com mais 300 inscritos e percurso de 15 quilômetros. A prova marcou a primeira vitória na carreira do então desconhecido atleta Evandro Saraiva. Ele, com tempo de 50’58”, superou o favorito Fabiano Oliveira, esse fechando a prova com 51’32”. Entre as mulheres, a vitória coube a atleta Gilmara Bandeira (1h06’37”). Vânia Nonata foi a segunda colocada (1h07’06”).