RELEMBRANDO: veja os detalhes das duas primeiras passagens do Vasco/RJ pelo AC

MANOEL FAÇANHA

Bicampeão carioca e invicto há 19 partidas disputadas em excursão pelo Norte Nordeste na temporada de 1988, o Vasco da Gama encarou no dia 22 de julho daquele ano, no Stadium José de Melo, o Independência, em sua segunda passagem pelo Acre. Com gols de Vivinho, Sorato e Bismark, o time vascaíno superou o tricolor acreano por 3 a 0.

Relembrando a história da primeira passagem do time de São Januário em solo acreano, isso no longínquo ano de 1982 e véspera da Copa do Mundo/1982, a partida apresentou vitória do time carioca sobre o Rio Branco por 1 a 0. O gol da vitória do time cruz de malta foi anotado pelo atacante Cláudio Adão. Essa passagem do time vascaíno pela cidade de Rio Branco ficou registrada na história do atacante Roberto Dinamite, pois a sua convocação para a Copa da Espanha/1982, teria sido comunicada a ele pelo então repórter Paulo Maia.

Na busca de resgatar parte da memória do futebol acreano, o site “Na Marca da Cal” pesquisou para os seus leitores detalhes dessa história. Veja abaixo fac símile da página de Esportes do jornal O Rio Branco, onde traz detalhes riquíssimos das duas primeiras passagens do Clube de Regatas Vasco da Gama a cidade de Rio Branco-AC.

Amistoso entre Rio Branco-AC e Vasco da Gama-RJ, em 1982, no Stadium José de Melo. Da esquerda para a direita: Genilson, Marquinhus, Cláudio Adão, Hulk e Roberto Ferraz. Foto/Acervo Roberto Ferraz.