POR AGÊNCIA FUTEBOL INTERIOR
São Lourenço da Mata, PE, 29 (AFI) – O Retrô-PE é campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Depois de perder o jogo de ida da decisão, por 2 a 1, disputado em Goiás, na semana passada, o time pernambucano deu a volta por cima para ficar com o troféu, ao vencer o Anápolis-GO, por 3 a 1, neste domingo (29), duelo de volta da final, disputado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, cidade próxima ao Recife.
Esse é o primeiro título brasileiro do Retrô que é tido como um clube com muito potencial no futuro do futebol nacional. Os gols da Retrô neste domingo foram marcados por Mascote, Fialho e João Pedro, enquanto Max descontou para o time goiano, que acabou ficando com o vice.
SOBE E DESCE
Além dos finalistas, garantiram o acesso para a Série C em 2025, Maringá-PR e Itabaiana-SE. Os quatro times que subiram vão ocupar as vagas dos quatro rebaixados na Série C: São José-RS, Ferroviário-CE, Aparecidense-GO e Sampaio Corrêa-MA.
RETRÔ-PE FEZ HISTÓRIA
Fundado em 2016 (15 de fevereiro), na cidade de Camaragibe (PE), o Retrô se profissionalizou apenas em 2019 e tem uma estrutura bem moderna no futebol, a ponto de brigar de frente com os clubes mais tradicionais de Pernambuco: Sport, Náutico e Santa Cruz.
Com apelido de Fênix, entra para a história como um dos clubes mais novos a ser campeão nacional.
O Brasiliense-DF foi campeão da Série C com dois anos de vida, em 2002. O Paraná Clube, em 1992, foi campeão da Série B, três anos após sua fundação, e mais recentemente, o Amazonas foi campeão da Série C, em 2023, com quatro ano de vida.
PRIMEIRO TEMPO
Em desvantagem na briga pelo título e jogando em casa, o Retrô começou fazendo pressão. A primeira boa chance veio logo aos seis minutos, quando Diego Guerra soltou a bomba e Wellerson se esticou inteiro para fazer a defesa e salvar o Anápolis. Porém, minutos depois, o time pernambucano chegou ao objetivo.
Aos 12 minutos, João Pedro fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Fialho, que chutou de primeira, sem chances para o goleiro adversário. Mas, o Anápolis não demorou para deixar tudo igual no placar. Aos 21, após cobrança de escanteio de Ariel, Magno desviou de cabeça, no cantinho. Nos instantes finais, o duelo seguiu movimentado, mas foi para o intervalo com o empate por 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o duelo seguiu da mesma forma, com o Retrô em cima, tentando acabar com a desvantagem no placar agregado. Tanto que logo aos quatro minutos, pulou na frente do placar novamente. João Pedro cobrou escanteio e Mascote apareceu para cabecear no cantinho.
Mas, a vitória parcial ainda não era suficiente para o Retrô ficar a frente no placar agregado na busca pelo título. Esse objetivo só foi alcançado aos 22 minutos. João Pedro fez bela jogada individual pelo lado esquerdo e chutou colocado, no cantinho, sem chances para Wellerson, deixando o time pernambucano perto do título. O Anápolis passou a correr atrás do prejuízo nos minutos finais, mas sem sucesso. Por isso, foi o Retrô que se sagrou campeão da Série D.