MANOEL FAÇANHA
Com público vibrante à beira do campo da Fazendinha, CT do Vasco da Gama, o Rio Branco derrotou na manhã deste sábado (17) o Flamenguinho por 4 a 1, assim conquistando o título de campeão da categoria pré-mirim (9 a 11 anos) do Recriança. Marcos Vitor (2), João Victor e Kauã marcaram os gols do triunfo estrelado. Mário descontou para o rubro-negro.
Na preliminar, Bangu venceu o Recriança por 1 a 0, assim conquistando o terceiro lugar da competição.
Jogo
O Rio Branco começou a partida melhor organizada taticamente. O primeiro gol estrelado saiu ainda nos primeiros minutos de partida após bobeada da zaga rubro-negra. O artilheiro Marcos Vitor mostrou oportunismo e mandou a bola para a rede.
Dez minutos depois, após escanteio, a bola sobrou para o oportunista Marcos Vitor. O atacante então empurrou a bola para a rede do Flamenguinho e saiu para comemorar o décimo gol dele na competição.
Nos minutos finais de jogo, o Flamenguinho melhorou sua postura tática e tentou esboçar uma reação antes do intervalo, mas o placar ficou mesmo com vantagem a favor do alvirrubro por 2 a 0
No início da etapa complementar de partida, o Flamenguinho apertou e conseguiu diminuir a vantagem do Rio Branco, numa finalização de meia distância do jogador Mário. Porém, o Estrelão não se abateu e conseguiu responder logo depois, após nova falha de bola parada da defesa rubro-negra. O zagueiro João Victor, livre, testou para a rede rubro-negra.
Na busca de diminuir a vantagem alvirrubra para tentar o empate nos minutos finais, o Flamenguinho foi para o desespero e, numa falha na saída de bola, acabou levando o quarto gol. Kauã, após sobra de bola, finalizou para a rede e fechou o ‘caixão’ rubro-negro: 4 a 1.
Os melhores
Artilheiro do torneio com 10 gols, o atacante Marcos Vitor era só alegria. Segundo ele, as oportunidades surgidas a ele durante a partida foram convertidas. Porém, resolveu dividir os méritos da conquista com os demais companheiros de equipe, não esquecendo de citar o trabalho dos professores Illimani Suares e Vinícius Martins (comissão técnica).
O goleiro Daniel, do Rio Branco, levou apenas um gol na competição, assim eleito o melhor arqueiro do torneio. A bom desempenho arrancou elogios do treinador Illimani Suares. ‘Esse menino (Daniel) tem qualidades e nosso trabalho será lapidá-lo para o futuro’, comentou Suares.
Apoiadores
O empresário Aldenor Araújo, um dos patrocinadores da competição, assim como o irmão Adem Araújo e outros apoiadores do torneio, foram homenageados com medalha de honra ao mérito pela contribuição dada as categorias de base de nosso futebol. O empresário agradeceu a comenda dada a ele e aos demais apoiadores. O empresário deixou claro que competições como essa são ferramentas importantes para formação das crianças.
Homenagem
O troféu de campeão do Campeonato pré-mirim do Recriança desta temporada foi em homenagem ao saudoso jurista e ex-presidente do Rio Branco FC, doutor Lourival Marques. A esposa Edir Marques e o filho Cassiano Marques estiveram presentes na decisão. Dona Edir Marques foi convidada pela organização a entregar o troféu ao capitão alvirrubro Rodrigo. Na sua fala, ela citou a dedicação em vida de Lourival Marques a causa do desporto acreano, em especial ao time de coração, o Rio Branco, clube que presidiu por três mandatos (1969/1970/1971/1972 e 1986/1987).
Agradecimentos
Feliz com o desfecho da competição, o desportista Josemir Calixto, o Mimi, agradeceu cada colaborador do torneio, à imprensa e demais organizadores, atletas e treinadores. Segundo ele, o esporte é importante instrumento de inclusão social entre crianças e adolescentes. ‘Investir no esporte é evitar a construção de novas cadeias no futuro’