Na decisão de 2012, o Rio Branco, do atacante Araújo, levou a melhor sobre o Atlético, do então maestro Josy. Foto/Manoel Façanha

Rio Branco e Atlético fazem pela nona vez a decisão do estadual

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco e Atlético Acreano já disputaram oito finais de estaduais. A história das decisões envolvendo esses dois clubes aponta uma vantagem do Rio Branco FC. Na disputa de oito finais, o Rio Branco venceu cinco, precisamente nos anos de 1961, 1962 (Acre território), 1977, 2012 e 2014. O Galo Carijó apenas três, em 1952 (ano da fundação do clube celeste) e 1962 (Acre emancipado) e 2016.

Curiosidade

No entanto, um fator curioso na história das finais envolvendo esses dois tradicionais clubes de nosso futebol chama atenção. No ano de 1962, o então território acreano ganhou emancipação politicamente. O decreto lei fez com que os dirigentes locais resolvessem realizar uma nova disputa de estadual. O Rio Branco, que havia conquistado o título na época do território sobre o Atlético Acreano, acabou levando o troco.

Muitos historiadores e pesquisadores do futebol consideram os dois clubes como campeões daquela temporada. Outros reconhecem apenas o Galo Carijó.