o lateral Guarate estava suspenso, mas atuou contra o Rio Branco. Foto: Alexandre Almeida

Rio Branco estreia com derrota na Copa Verde

MANOEL FAÇANHA

O Rio Branco estreou com derrota na disputa da 3ª Copa Verde. Na noite de ontem, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho (RO), o bicampeão acreano perdeu para o Genus (RO) por 2 a 1. Os três gols da partida foram marcados no primeiro tempo. Rob e Alex marcaram para o Genus e Lucas Goiano descontou para o Rio Branco.

Mesmo com a derrota no primeiro confronto, o Rio Branco pode garantir classificação à próxima fase da competição na quarta-feira (16). Uma vitória simples por 1 a 0 é o bastante. Um triunfo acreano pelo mesmo placar do jogo da ida, ocorrido ontem, empurra a decisão da vaga para as cobranças de penalidades.

Jogo

O jogo começou frio, com o Rio Branco cauteloso contra um adversário que tinha mais objetividade. Numa bola parada da equipe aurigrená, aos 19 minutos, o goleiro alvirrubro Fernando Pompéu acabou chocando-se com o zagueiro Cássio. Na sobra, o atacante Rob mandou a bola para a rede.

O gol deixou o jogo truncado. O Rio Branco não conseguia chegar com eficiência ao ataque da equipe rondoniense. Por outro lado, o Genus concentrava o jogo no meio campo.

Numa jogada em velocidade do meia Tárta, o Rio Branco teve a chance do empate, mas o goleiro Allyson sai nos pés de Romarinho, aos 34 minutos.

Quatro minutos depois, o atacante Romarinho foi acionado na esquerda e chutou cruzado. O goleiro Allyson salvou parcialmente e, na sobra, Lucas Goiano deixou tudo igual.

O Genus respondeu no minuto seguinte, numa falha de posicionamento do time estrelado. Alex entrou pelo lado direito e arriscou o chute. A bola viajou e ainda bateu na trave antes de encontrar a rede estrelada aos 39.

Sem emoção

No retorno das equipes para a etapa complementar, o técnico alvirrubro João Carlos Cavalo fez duas alterações, sacando Delciney e Vagner e mando a campo os jogadores Nenem e Valério, respectivamente. Porém, o Rio Branco continuou preso a forte marcação da equipe aurigrená, num jogo catimbado e cheio de faltas.

A melhor chance de gols na etapa complementar de jogo veio apenas aos 36 minutos, após a expulsão do lateral esquerdo alvirrubro Cristian. Porém, o atacante Alex, da equipe aurigrená, exagerou na força e chutou sobre o gol estrelado.

Opinião

O lateral direito Ley explicou que a classificação à próxima fase da Copa Verde está aberta. O atleta convoca da torcida acreana para empurrar na próxima quarta-feira o Estrelão para cima do Genus. O jogo será disputado no estádio Arena da Floresta, a partir das 19h30.

Copa Verde

Genus (RO) 2 x 1 RBFC

Data: 09/03/2016

Local: Aluízio Ferreira

Pagantes: 989

Renda: R$ 17.170,00

Árbitro: Rafael Odílio

Assistentes: Valdebranio da Silva (RO) e Márcio Cristino (AC)

Gols: Rob e Alex (GEC) e Lucas Goiano (RBFC)

Cartões Amarelos: Ley, Cássio e Cristian (RBFC)

Cartão Vermelho: Cristian (RBFC)

Genus: Allyson; Guarate (Marquinhos), Vitão, Luiz Alves, Júlio César, Jean, Carlinhos, Fernandinho, Alex; Rob (Wellington) e Tcharlles (Thiago Xuxa). Técnico: Claudemir Pontin.

RBFC: Fernando Pompeu; Ley, Cácio, Tiago Índio, Cristian; Tárta, Roberto Dinamite, Delciney (Nenem); Vagner (Valério), Lucas Goiano (Testinha) e Romarinho. Técnico: João Carlos Cavalo