O Galo Carijó levou perigo somente no jogo aéreo para defesa estrelada. Foto/Manoel Façanha.

Rio Branco vence clássico, dorme vice-líder e avança na Série D

MANOEL FAÇANHA

No “Clássico da Paz”, ocorrido na tarde e noite desta sexta-feira 13, na Arena Acreana, o Rio Branco vencer o Atlético Acreano por 2 a 1, em jogo válido pela 12ª rodada do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O estreante atacante Damião abriu o caminho da vitória alvirrubra ao marcar duas vezes ainda no primeiro tempo de partida. O Galo Carijó cresceu na partida após o intervalo e descontou com o lateral direito Matheus Damasceno.

Como fica

Com a vitória, o Rio Branco chegou aos 21 pontos na tabela de classificação, mesma pontuação do líder Bragantino, mas perde a ponta da tabela nos critérios técnicos. No entanto, com o tropeço desta sexta-feira (13) da equipe do Independente para o Ji-Paraná-RO por 1 a 0, o time estrelado carimbou vaga na próxima fase da competição. Por outro lado, o Galo Carijó segue sua última posição, com sete pontos ganhos e nenhuma vitória no torneio.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Rio Branco recebe o Fast Club-AM. O confronto está agendado para o estádio Arena Acreana, precisamente dia 22 de novembro, a partir das 17h. Um dia depois, às 15h (de Brasília), o Galo Carijó encara o Bragantino-PA. O duelo será disputado no estádio Diogão, na cidade de Bragança, interior do Pará.

Resumo

Os primeiros minutos de partida foram muito iguais, com as duas equipes buscando o gol, mas o Rio Branco era mais incisivo e eficiente. O primeiro gol estrelado saiu aos 23 minutos. Almir arriscou o chute de fora da área, a bola desviou na defesa do Galo Carijó e sobrou nos pés do estreante Damião. O camisa 9 dominou e desviou com pé esquerdo para vencer o goleiro Dida.

O Galo Carijó teve a chance do empate aos 30 minutos. O meia Diego Baiano cobrou falta com violência, o goleiro Ramon salvou parcialmente, mas na sobra, Elielson chutou sobre o gol estrelado.

O Rio Branco se refez do susto e dois minutos depois chegou ao segundo gol. Guilherme Campana fez a assistência para Damião. O camisa 9 entrou no meio da defesa e da entrada da área finalizou para a rede do Galo Carijó.

No retorno dos vestiários, o Rio Branco, aos poucos, deixou o Galo Carijó crescer na partida. No entanto, aos 10, Vandinho perdeu grande chance de fazer o terceiro gol ao finalizar a bola sobre o gol do goleiro Dida.

Numa bola parada aérea, aos 19, o zagueiro Mumu não subiu e o lateral celeste Matheus Damasceno testou para a rede do goleiro Ramon.  

O gol animou o Galo que passou a pressionar na busca do empate, mas faltou qualidade para conseguir o objetivo. Por outro lado, o Rio Branco tentou cadenciar o jogo e explorar as jogadas de velocidade para conseguir a vitória e consolidar a classificação à próxima fase da competição.