Rosangela Oliveira, 38 anos, foi a segunda melhor brasileira na Corrida de Reis/2019. Foto/Manoel Façanha.

Rosangela Oliveira: conheça a história da nossa campeã de provas de ruas

POR MANOEL FAÇANHA

A vida da cruzeirense Maria Rosangela Oliveira, 38 anos, nossa melhor atleta de provas de ruas da atualidade, não é nada fácil. Ela acorda às 4h da manhã para o primeiro treino diário, ao lado do esposo Evandro Saraiva, também atleta de ponta do pedestrianismo acreano.

A jornada diária da nossa campeã ainda envolve o cuidado com o lar e o atendimento aos seus clientes, pois para fortalecer o orçamento familiar Rosangela trabalha como manicure no seu domicilio e fora dele.

Feliz da vida com os últimos resultados conquistados na carreira de atleta, ela conta que o atletismo entrou na sua vida pelo incentivo da irmã, melhor atleta do pedestrianismo acreano no período de 2005 a 2009, para combater o sedentarismo e a obesidade, isso na temporada de 2009. O atletismo na vida de Rosangela trouxe não somente medalhas e troféus, mas também a paixão da sua vida, o marido Evandro Saraiva.

O atletismo mudou minha vida, diz Rosangela

As irmãs Maria Rosangela e Maria José durante a prova TV5 em 2014. Foto/Manoel Façanha.

Rosangela explica que a prática do atletismo só trouxe coisas boas na sua vida. Foi através dele que ela ganhou saúde e qualidade de vida, um marido e a oportunidade de conhecer diversas cidades brasileiras ao participar de inúmeras provas, entre elas a Corrida de São Silvestre (São Paulo) e a Corrida dos Reis (Cuiabá). “Hoje não tenho dúvida que os incentivos dados pela minha irmã e também pelo Evandro Saraiva valeram muito na minha vida, tanto que hoje desfruto do prazer de ser a principal atleta de nosso estado na modalidade de corrida de ruas”, comenta a atleta.

As irmãs Maria José e Maria Rosangela durante entrevista apos a Corrida TV5 Esporte em 2011. Foto/Manoel Façanha.

Sobre as razões para continuar correndo pelas ruas e avenidas do país, Rosangela diz que o fato de representar o estado em corridas nacionais é o principal incentivo para permanecer praticando a modalidade. “Gosto de representar meu estado, dando o meu melhor aonde vou e a cada corrida parece como se fosse à primeira”.

Rotina de treinos

A rotina de Rosangela Oliveira começa bem cedo da manhã, ao lado do marido. Eles acordam às 4h e uma hora depois já estão com o pé na estrada para o primeiro treino do dia. Horas depois, ela explica, ao retornar à residência do casal ela cumpre a rotina do serviço de dona do lar e a partir das 16h30 faz mais uma sessão de treinos ao lado do esposo.

Nesta temporada Rosangela explica que já se foram três participações em provas de rua e a perspectiva, segundo ela, são as melhores possíveis, acreditando em bons resultados e também no crescimento da modalidade no estado.

A rotina de Rosangela Oliveira começa bem cedo da manhã, ao lado do marido Evandro Saraiva. Foto/Manoel Façanha.

Manicure nas horas vagas

Como a vida de atleta no Brasil não é nada fácil, Rosangela trabalha de manicure para ajudar no orçamento da família. Segundo ela, a premiação em dinheiro oriunda das conquistas serve para a compra de material esportivo e também de alimentos, mas ainda precisa de um dinheiro extra para melhorar o padrão de vida da família, pois ainda conta com um filho de 18 anos sob sua responsabilidade.

FRASE

“Recentemente comecei a trabalhar de manicure para ajudar na renda da família. É um trabalho honesto e simples que faço com muito prazer”

Apoio de empresários

Com o incentivo de alguns empresários, ela diz que continua persistindo na carreira de atleta. O dinheiro geralmente ajuda não somente na sobrevivência, mas também na participação de provas nacionais. Eu agradeço ao Alan Pinheiro (Postos Mercado do Bosque), Adem Araújo (Arasuper), Igor Farias (Auto Escola Aquiry) e Simão & Festa, pessoas/empresas fundamentais para nossa sobrevivência no atletismo.

Rosangela também abre parênteses para agradecer ao treinador Francisco Bernardo Júnior pelos bons resultados conquistados nos últimos três anos. “Quero agradecer ao professor Francisco Bernardo por ter acreditado no meu trabalho e também pelo incentivo diariamente dado a minha pessoa para eu alçar voos ainda mais altos”.

Vida a dois

Evandro e Rosângela se conheceram durante uma corrida. Foto/Nathacha Albuquerque.

O fato de ser casada com um atleta de corrida de rua, segundo Rosangela Oliveira, tem ajudado muito nos resultados e na continuidade da carreira. “Essa casualidade tem contribuído muito na minha carreira de atleta. Eu e o Evandro Saraiva (esposo) damos força um para o outro e enfrentamos juntos as dificuldades da carreira de atleta, seja em nossas derrotas ou na ausência de apoio etc. No entanto, nossas vitórias nesses 11 anos de namoro, casamento e amizade que foram conquistadas nas ruas e avenidas sempre comemoramos juntos.

As principais conquistas

No ano passado, Rosangela Oliveira venceu a Meia Maratona de Manaus Jovem Pan 2018. Foto/Cedida

Entre as principais conquistas de Rosangela Oliveira está à primeira colocação na Meia Maratona de Manaus Jovem Pan 2018, além da oitava colocação na Corrida de Reis deste ano em Cuiabá-MT, quando foi a segunda melhor brasileira da prova. Rosangela também destaca quatro conquistas seguidas levadas a efeito no Circuito de Rua Chico Mendes e outros dois pódios (quarta colocação) na Corrida Archer Pinto, prova tradicional ocorrida nas ruas e avenidas de Manaus-AM.

Agradecimentos

Nossa campeã finalizou a conversa com a reportagem agradecendo o espaço e a oportunidade de falar do atletismo local. A atleta pediu mais apoio das autoridades para a modalidade e finalizou afirmando que ainda terá mais uns dois anos de competições pela frente.