Na final do Sub-14 feminino,. a Escola Jader Saraiva superou a Escola ABC. Foto/Manoel Façanha.

Saem os campeões da I Copa Assermurb de Handebol

MANOEL FAÇANHA

Escola ABC/Masc (sub-14), Jader Saraiva/Fem (sub-14), Clícia Gadelha/Masc (sub-17) e Lourival Pinho/Fem (sub-18) foram os campeões da I Copa Assermurb de Handebol Masculino e Feminino, categorias sub-14, sub-17 e sub-18, ocorrida no período de 15 a 17 de março, no ginásio do Sesc/Bosque, com grande presença de familiares de atletas nas arquibancadas.

Numa das finais mais emocionantes do torneio, a equipe masculina sub-14 da Escola ABC aplicou, no último minuto de partida, uma virada sensacional pra cima do favorito Colégio Acreano por 5 a 4. O gol da vitória foi marcado pelo armador Gentil e “explodiu” de emoção corações de dezenas de torcedores da escola particular. 

A primeira edição, 22 equipes de 12 escolas públicas e privadas marcaram presença na competição, onde o maior número de equipes participantes esteve inserido na disputa pelo título do naipe masculino sub-17 (10 equipes). Um total de mais de 200 alunos de escolas públicas e privadas foram registrados na competição.

Organização da competição fez uma belíssima festa de abertura. Foto/Manoel Façanha
Mais de 200 alunos de escolas públicas e privadas foram registrados na competição. Foto/Manoel Façanha

Realização

I Copa Assermurb de Handebol Masculino e Feminino foi uma realização da Assermurb, em parceria com a Secretaria de Educação Esporte, Federação Acreana de Handebol e a família Vaz, leia-se  (Lana Vaz, coordenadora da competição).

Fala da organização

O estudante Gabriel Façanha (Escola ABC) fez o juramento do atleta. Foto/Manoel Façanha

Na abertura da competição, a coordenadora Lana Vaz enfatizou a importância da atividade física/esportiva para a saúde e inclusão de social de jovens, usando como ferramenta a prática esportiva. O ex-atleta da modalidade e político Raimundo Vaz, patriarca da família Vaz, classificou à competição como uma grande oportunidade para se descobrir talentos para a modalidade. Vaz disse ainda que o torneio é uma maneira inteligente de tirar centenas de jovens das telas dos celulares e colocá-los a praticar atividades físicas, além de proporcionar à inclusão social dos participantes.

A desportista Lana Vaz fala da importância da atividade física educacional para crianças e adolescentes. Foto/Manoel Façanha.
O ex-atleta da modalidade e político Raimundo Vaz, patriarca da família Vaz. Foto/Manoel Façanha

O secretário de Educação e Esportes, professor Aberson Carvalho de Souza, marcou presença no evento. O educador falou com diversos alunos e professores presentes ao ginásio e elogiou a atividade esportiva educacional no sentido de ela engrandecer o desporto escolar.

Na final da categoria sub-14, o bom time do Lourival Pinho venceu a Escola ABC. Foto/Manoel Façanha.
A Escola ABC, da dupla Henrique Bernardo, estreou com vitória sobre o Colégio Águias do Saber. Foto/Manoel Façanha
A Escola ABC estreou com vitória sobre o Colégio Águias do Saber. Foto/Manoel Façanha
Na categoria sub-17 masculino, o Colégio Acreano superou a ABC, mas perdeu a final para Escola Clícia Gadelha. Foto/Manoel Façanha

Veja as escolas participantes

Sub-14 Masc: Colégio Acreano, Escola ABC e Águias do Saber

Sub-14 Fem: Escola ABC, Jader Saraiva e Edilson Façanha

Sub-17 Masc: Escola ABC, CESP, Jader Saraiva, Colégio Acreano, Colégio Meta, Colégio Alternativo, Lourival Pinho, Leôncio de Carvalho, Edmundo Pinto e Clícia Gadelha.

Sub-18 Fem: Colégio Acreano, Edmundo Pinto, Clícia Gadelha, Lourival Pinho, ABC e Jader Saraiva