MANOEL FAÇANHA
Um gol de bola parada do meia Souza, aos 10 minutos da etapa complementar de partida, garantiu a vitória e o título do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20 para o Santa Cruz. O duelo ocorreu na tarde dessa terça-feira (16), no estádio Florestão, com a presença de bom público nas arquibancadas.
Vagas
Com a conquista, o Santinha garantiu vagas nas edições da copas São Paulo de Futebol Júnior e Copa do Brasil. O empresário Adem Araújo, CEO do clube, garantiu que o clube irá disputar os dois torneios, pois era o principal objetivo da temporada.
Campanha
Com oito jogos realizados o Santa Cruz-AC perdeu apenas na estreia da competição para o Rio Branco por 5 a 1. Na sequência, o clube conseguiu uma sequência de sete vitorias. O time marcou ainda 21 gols e sofreu apenas sete.
Jogo
Os primeiros minutos de partida do último duelo quadrangular final do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20, envolvendo Rio Branco e Santa Cruz, foram do time estrelado, que marcou pressão na saída de bola do Santinha.
Com quase meia hora de bola rolando, o Santinha criou boa chance de abrir o placar com Zé Guilherme, mas a bola passou sobre o gol do arqueiro Lucas Mateus.
Nos minutos finais, o Rio Branco tentou encaixar alguns contragolpes, mas sem sucesso no último passe, com a partida indo para o intervalo com a igualdade no placar.
Gol solitário
Na volta dos vestiário, o jogo seguiu pegado e com poucas chances de gols. No entanto, numa bola parada do meia Souza (o atleta ainda beijo a bola ante da cobrança da falta), a redondinha viajou e acabou encobrindo o goleiro estrelado Lucas Mateus. Santinha na frente!
Com o placar adverso, o Rio Branco, que precisava vencer a partida para evitar um novo o vice-campeonato, tentou uma reação, mas tinha muitas dificuldades no setor de criação, além de pouquíssima eficiência no último passe.
Na melhor oportunidade de igualar o placar, o atleta estrelado André ganhou no jogo aéreo e acertou uma bela cabeçada, mas a bola acabou explodindo no porte do goleiro Gustavo. Quase o empate!
Nos minutos finais o Rio Branco buscou ir para cima do Santa Cruz, mas a Capivara se fechou bem na sua defensiva e conseguiu segurar a vitória para o delírio da torcida vermelha e preta nas arquibancadas do estádio Florestão.
Veja os números da competição
Campeonato Acreano de Futebol Sub-20 somou 36 partidas e 131 gols marcados, proporcionando uma média de 3,63 gols por jogo. Com 25 gols, o Rio Branco apresenta o ataque mais positivo da competição. Na sequência, aparece o Santa Cruz (21) e Vasco (17). Virando a chave, o Plácido de Castro lidera o requisito de pior defesa do torneio. O clube do Vale do Abunã levou em cinco jogos um total de 24 gols, média de 4,8 por partida ou quase 24% do total de gols da competição. A segunda pior defesa da competição pertence ao Independência. O clube do Marinho Monte levou 20 gols em cinco jogos disputados, média de 4 gols por jogo. A terceira pior defesa pertence ao time da Adesg, eliminada ainda na primeira rodada do torneio, com 15 gols em cinco jogos – cinco derrotas por W.O.
Principais artilheiros
O atacante Vitor Hugo (Rio Branco) fechou o Campeonato Sub-20 na artilharia. O atleta marcou 6 gols na temporada, quase 25% dos gols do time estrelado. Na sequência aparecem os seguintes atletas: João Vitor e Ruan Passos (Humaitá), Rafael Kauã (Vasco) e Ray Silva (RBFC), todos com 4 gols.