A equipe do São Francisco conquistou nesta temporada seu melhor resultado no profissionalismo. Foto/Manoel Façanha

São Chico faz história e vai disputar competições nacionais

MANOEL FAÇANHA

A vaga conquistada pelo São Francisco para a disputa da próxima Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D vai marcar a primeira participação do clube católico em torneios nacionais na sua era profissional, pois antes, a equipe havia representado o futebol acreano na disputa do Copão da Amazônia de 1989, em jogos disputados na cidade de Santarém (PA).

Naquela época, precisamente há 33 anos atrás, o elenco do São Chico era composto pelos seguintes nomes: Jorge, Josué, Zeca, Aníbal, Zenon, Aderbal, Leitão, Neurimar, Agamenon e Vicente Barata (técnico). Vela, Mário, Bismarck, Nego, Mário Jorge, Careca e Amarildo.

São Francisco – 1989. Em pé, da esquerda para a direita: Jorge, Josué, Zeca, Aníbal, Zenon, Aderbal, Leitão, Neurimar, Agamenon e Vicente Barata (técnico). Agachados: Vela, Mário, Bismarck, Nego, Mário Jorge, Careca e Amarildo. Foto/Acervo Francisco Leitão.

Retrospecto

O vice-campeonato acreano conquistado nessa quarta-feira (20) pelo São Francisco é o seu melhor resultado na elite do futebol local. O clube, ao comando do técnico Marcelo Altino, já havia conquistado um terceiro lugar numa disputa de returno e a quinta posição na classificação geral durante a edição do Campeonato Acreano 2007.

Torneio Início

A equipe do São Francisco na temporada 2006 conquistou o vice-campeonato do Torneio Início, organizado pela Acea. Foto/Acervo Manoel Façanha

Outros dois resultados dignos de registros na sua participação na elite do futebol acreano dizem respeito à conquista de dois vice-campeonatos em Torneio Início, competição festiva, organizada pela Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), que abria a temporada local. O primeiro deles ocorreu na temporada 2006, quando perdeu o título para o Rio Branco nas cobranças de penalidades. Já no segundo revés, o time católico voltou a perder para o Rio Branco, mas agora no tempo normal de jogo por 2 a 0. Ley e Paulinho Pitbull fizeram os gols do time Alvirrubro, na primeira decisão ocorrida no estádio Arena da Floresta, em 2007.

Equipe do São Francisco que conquistou o vice-campeonato do Torneio Início de 2007, competição organizada pela Acea. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Segunda Divisão

Fundado em 10 de abril de 1967, pelo desportista Vicente Barata, uma espécie de dirigente faz-tudo: presidente, técnico, roupeiro, massagista e jogador, o São Francisco coleciona um campeonato e um vice-campeonato da segunda divisão. O título foi conquistado na longínqua temporada de 1977, precisamente na fase amadora do futebol local. A competição, na época, era batizada de Torneio da Imprensa. Na grande final contra o Amapá, equipe chamada carinhosa de “Diabo Laranja” pela mídia esportiva, após empate no tempo normal e prorrogação, venceu a equipe laranja nas cobranças de penalidades por 5 a 4. Digo de registro que, na época do amadorismo, essa competição ocorreu em três oportunidades: 1951 (campeão Botafogo), 1970 (Floresta) e 1977 (São Francisco).

São Francisco – 1985. Em pé, da esquerda para a direita: Djalma, Jorge, Leitão, Almiro, Polanco e Amarildo. Agachados: Bismarck, Zé Gilberto, Fernandes, Aderbal e Dodô. Foto/Acervo Francisco Leitão.

Outro vice-campeonato conquistado pelo São Chico ocorreu no Campeonato Acreano da 2ª Divisão de 2017. O clube católico nesta competição teve como adversários o Náuas e a Adesg (campeã).