A vaga conquistada pelo São Francisco para a disputa da próxima Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D vai marcar a primeira participação do clube católico em torneios nacionais na sua era profissional, pois antes, a equipe havia representado o futebol acreano na disputa do Copão da Amazônia de 1989, em jogos disputados na cidade de Santarém (PA).
Naquela época, precisamente há 33 anos atrás, o elenco do São Chico era composto pelos seguintes nomes: Jorge, Josué, Zeca, Aníbal, Zenon, Aderbal, Leitão, Neurimar, Agamenon e Vicente Barata (técnico). Vela, Mário, Bismarck, Nego, Mário Jorge, Careca e Amarildo.
Retrospecto
O vice-campeonato acreano conquistado nessa quarta-feira (20) pelo São Francisco é o seu melhor resultado na elite do futebol local. O clube, ao comando do técnico Marcelo Altino, já havia conquistado um terceiro lugar numa disputa de returno e a quinta posição na classificação geral durante a edição do Campeonato Acreano 2007.
Torneio Início
Outros dois resultados dignos de registros na sua participação na elite do futebol acreano dizem respeito à conquista de dois vice-campeonatos em Torneio Início, competição festiva, organizada pela Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), que abria a temporada local. O primeiro deles ocorreu na temporada 2006, quando perdeu o título para o Rio Branco nas cobranças de penalidades. Já no segundo revés, o time católico voltou a perder para o Rio Branco, mas agora no tempo normal de jogo por 2 a 0. Ley e Paulinho Pitbull fizeram os gols do time Alvirrubro, na primeira decisão ocorrida no estádio Arena da Floresta, em 2007.
Segunda Divisão
Fundado em 10 de abril de 1967, pelo desportista Vicente Barata, uma espécie de dirigente faz-tudo: presidente, técnico, roupeiro, massagista e jogador, o São Francisco coleciona um campeonato e um vice-campeonato da segunda divisão. O título foi conquistado na longínqua temporada de 1977, precisamente na fase amadora do futebol local. A competição, na época, era batizada de Torneio da Imprensa. Na grande final contra o Amapá, equipe chamada carinhosa de “Diabo Laranja” pela mídia esportiva, após empate no tempo normal e prorrogação, venceu a equipe laranja nas cobranças de penalidades por 5 a 4. Digo de registro que, na época do amadorismo, essa competição ocorreu em três oportunidades: 1951 (campeão Botafogo), 1970 (Floresta) e 1977 (São Francisco).
Outro vice-campeonato conquistado pelo São Chico ocorreu no Campeonato Acreano da 2ª Divisão de 2017. O clube católico nesta competição teve como adversários o Náuas e a Adesg (campeã).