O técnico Marcelo Altino conversa com um repórter colombiano a véspera da estreia na Copa Conmebol. Foto/Arquivo Pessoal Manoel Façanha

Sem clube, Marcelo Altino sonha com o retorno 2015

banner-logo-araujoRio Branco, AC – Com um currículo invejável, mas sem emprego há mais de dois anos, Marcello Altino vive da aposentadoria da previdência social. No entanto,ele ainda sonha com um seu retorno aos gramados na próxima temporada.

– Quero fazer minha despedida do futebol e aproveitar para transmitir meus conhecimentos aos mais novos. Sei que o mercado é reduzido, mas quem não aparece, não é lembrado.

No futebol local, além da conquista do Copa Norte, Marcelo Altino ainda levou o Rio Branco ao título estadual de 1997. Fora do Estrelão, Marcello Altino acabou fazendo história no modesto AD Vasco da Gama, ao comandar o clube na conquista do título estadual de 2001, justamente numa final contra o Rio Branco, onde no mesmo dia, venceria o ex-clube no tempo normal e prorrogação.

O último clube onde Marcelo Altino vendeu sua força de trabalho foi o próprio Vasco da Gama, no vice-campeonato da segunda divisão de 2012.

Com o sangue do futebol correndo as veias, Marcelo Altino frequenta costumeiramente os estádios locais. Segundo ele, o nível técnico do Campeonato Acreano precisa melhorar, alertando ainda para o investimento nas categorias de base por parte dos dirigentes.

Entre os treinadores a qual carrega a maior admiração está Wanderley Luxemburgo. Segundo ele, um profissional cada dia mais maduro para o futebol e com características ofensivas. Outro profissional admirável por Marcelo Altino diz respeito a Muricy Ramalho.

Nestas quase duas décadas entre idas e vindas no futebol local, o Mago não esconde a admiração pelo futebol do meia Testinha, mas não esquecendo volante Ico, ambos campeões com Elena Copa Norte/1997.

– O Testinha talvez tenha sido o jogador mais clássico que tive a oportunidade de comandar à beira do campo. Um jogador inteligente por demais. No entanto,a idade e as lesões já conspiram contra a sua permanência no gramado, explica o Mago.

A respeito da nova safra de treinadores locais, Marcello Altino confidencia que Álvaro Miguéis tem grande capacidade de ajustar as equipes, mas precisa trabalhar a personalidade forte para trilhar com sucesso a carreira. Outro que recebe elogios do Mago é o técnico celeste Zé Marco, segundo ele, um profissional que surpreendeu e que pode evoluir ainda mais na carreira.