Amazonas abriu 3 a 0 no primeiro tempo (Foto: João Normando)

SÉRIE D: Amazonas e América-RN sobem à Série C

AGÊNCIA FUTEBOL INTERIOR

O novato Amazonas, fundado em 2019, e o América de Natal garantiram suas vagas nas semifinais do Campeonato Brasileiro da série D e também o acesso para a Série C. Neste domingo à tarde foi encerrada a rodada de volta das quartas de finais que, sábado, já tinha confirmado a classificação de dois favoritos, São Bernardo-SP e Pouso Alegre. Todos garantiram o acesso e agora vão disputar as semifinais com confrontos já definidos.

O Amazonas vai enfrentar o Pouso Alegre, com o primeiro jogo no interior de Minas Gerais, enquanto o São Bernardo vai enfrentar o América-RN, com o primeiro confronto em Natal (RN). O departamento de competições da CBF deve confirmar na segunda-feira as datas e horários dos jogos, de ida e volta, usando os dois próximos fins de semana.

Em Manaus, no estádio Carlos Zamith o amazonas venceu a Portuguesa-RJ, por 3 a 2, confirmando a vaga porque no Rio de Janeiro houve empate por 1 x 1. O time amazonense abriu 3 a 0, com gols de Yuri Ferraz, Miliano e Ruan, todos no primeiro tempo.

Mas levou um susto nos minutos finais, porque o time carioca diminuiu com dois gols de Luan, o segundo aos 46 minutos. Os últimos cinco minutos foram de pressão carioca e muita tensão amazonense.

Caxias leva virada dramática e dá adeus ao sonho do acesso para a Série C | Foto: Canindé Pereira / América-RN / Divulgação / CP

Mais emoções ainda viveram os 28 mil torcedores que foram até a Arena das dunas, em Natal, para empurrar o América-RN à classificação. O Caxias já tinha vencido no Sul por 1 a 0 e atuava pelo empate. E saiu na frente com Matheuzinho, logo aos 13 minutos.

O empate saiu aos 20 minutos da etapa final com Iago e a virada somente aos 42 minutos, de novo com Iago. Este placar, porém, levaria a definição da vaga para os pênaltis devido a igualdade no placar agregado em 2 a 2. Mas aos 47 minutos, Téssio marcou o terceiro gol e a torcida americana foi à loucura.

O América-RN, que já disputou a elite nacional, volta à Série C depois de seis anos e espera na próxima temporada reencontrar o rival ABC na Série C. O ABC, porém, lidera o Grupo C da Série c, com seis pontos, e tem boas chances de subir para a Série B.