MANOEL FAÇANHA
Após os jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, a competição já conta com 16 equipes classificadas para a segunda fase. Conforme dados de Adethson Leite/Números & Estatísticas, o resultado elevou a média de gols do torneio para 2,67 por jogo – 383 partidas e 1.023 gols. O ataque mais positivo do torneio pertence ao Mirassol-SP. O clube já marcou 29 gols e apresenta média de 2,41 gols por jogo. Ferroviária (28), Brasiliense-DF, Gama-DF e Itabaiana-SE (27) aparecem na segunda, terceira, quarta e quinta posições, respectivamente. Com 18 gols no torneio, o Galvez é o 19º neste requisito, enquanto o Rio Branco com 15 gols marcados é o 31º. O Atlético Acreano marcou 13 gols na competição e surge na 43ª posição.
Campanhas
No próximo final de semana, o torneio chega à penúltima rodada da fase classificatória com 175 vitórias dos mandantes contra 112 dos visitantes. O torneio ainda apresenta 96 empates. Os números apontam ainda que os donos da casa marcaram 602 gols e os visitantes 421. O Novorizontino-SP, inserido no Grupo 8, apresenta o melhor retrospecto técnico do torneio (83%). Gama-DF (81%) e Altos-PI (75%), aparecem, respectivamente, na segunda e terceira posições. O Brasiliense-DF (75%) e Ferroviária-SP (72%) são o quarto e quinto times, respectivamente, de melhores campanhas. Rio Branco aparece na 14ª posição (58%) e Galvez na 19ª posição (56%).
Artilheiros
Fechada a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, dois jogadores dividem a artilharia da competição. Cada um deles marcou sete gols. Veja quem são: Alison (Joinville-SC) e Daivison (Fast Club-AM). Com um gol a menos aparecem outros nove atletas: Wallace Pernambucano (América-RN), Bruno Silva (Atlético-PB), Canga (Bragantino-PA), Romarinho e Zé Love (Brasiliense-DF), Tiago Marques (Ferroviária), Danrlei (Independente-PA), Thiago Santos (Itabaiana-SE) e Fabinho Alves (Tupynambás-MG. O atacante Americano (Atlético-AC) e outros 13 jogadores aparecem na 12ª posição, todos com 5 gols marcados.