Manaus-AM, após vencer o Humaitá, passou pelo Trem-AP e avançou na Série D. Foto/Manoel Façanha

SÉRIE D: Manaus, Real Noroeste e Água Santa na 2.ª fase

Campinas, SP, 20 (AFI) – Mais três clubes confirmaram suas vagas na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, neste sábado, quando foram realizados 16 jogos pela 14.ª rodada, a última da fase de classificação. Manaus-AM, no Grupo A1; Real Noroeste-ES no Grupo A6 e Água Santa-SP, no Grupo A7.

Agora já são 24 classificados, de um total de 32. No sábado aconteceram jogos de quatro grupos e no domingo vão ser disputados os jogos de outros quatro.

No Grupo A7, o ‘maior beneficiado’ na rodada foi o Água Santa que em casa venceu por 1 a 0 a Patrocinense-MG e contou com a derrota do Santo André para o Maringá, por 1 a 0, para garantir a terceira posição, com 22. O Santo André terminou em quinto, porque a quarta vaga ficou com o Costa Rica-MS que empatou sem gols com o São José-SP e terminou em quarto lugar, com 21.

O líder Maringá terminou com 32 pontos e a Internacional de Limeira ficou em segundo lugar, com 24, ao empatar sem gols com o Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais.

MANAUS FICA COM VAGA NO GRUPO A1
No Grupo A1, o Manaus-AM assegurou a última vaga ao vencer por 3 a 1 o Trem-AP, que terminou em quinto, com 18 pontos. O Manaus totalizou 24 pontos, atrás de Princesa do Solimões (25), Porto Velho (28) e Manauara-AM (34).

MIXTO É TERCEIRO NO GRUPO A5

Grupo A5 já tinha os quatro times classificados, porém, restava saber a ordem de posições. O Mixto-MT ficou em terceiro ao empatar sem gols em Goiás com o CRAC, em quarto. Os dois times terminaram a fase com 22 pontos, mas o time de Mato Grosso se garantiu pelo critério de desempate, em número de gols marcados: 18 a 13.

O Anápolis-GO terminou em segundo, com 25, mesmo perdendo por 2 a 0 em casa para o Brasiliense-DF, líder com 32.

DEU REAL NOROESTE NO GRUPO A6
No Grupo A6, o Real Noroeste-ES roubou a vaga que estava nas mãos do Serra-ES, que terminou com 19 pontos, em quinto, ao empatar por 1 a 1 com o lanterna Audax Rio. Com isso, o Real Noroeste se aproveitou, venceu por 3 a 2 o Itabuna e ficou com a quarta posição, com 20 pontos.

A Portuguesa-RJ garantiu a vice-liderança, com 25, ao ganhar por 2 a 0 do Ipatinga-MG, superando o Itabuna-BA, com 24. O líder Nova Iguaçu-RJ confirmou a vitória por 3 a 0 em cima do Democrata-MG e ficou com 31 pontos.

NOVA FASE

Os confrontos da segunda fase (16 avos de final) serão definidos a cada dois grupos: A1 contra A2, A3 contra A4 e assim por diante. O primeiro colocado de um grupo encara o quarto e o segundo enfrenta o terceiro, em dois jogos.
Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. Apenas os quatro semifinalistas sobem à Série C. O VAR será utilizado a partir das oitavas de final.

CONFIRA OS JOGOS DA 14.ª RODADA:

SÁBADO

Grupo A1

Rio Branco-AC 1 x 2 Manauara-AM

Manaus-AM 3 x 1 Trem-AP

Porto Velho-RO 3 x 0 Humaitá-AC

São Raimundo-RR 1 x 2 Princesa do Solimões-AM

Grupo A5
União-MT 3 x 0 Iporá-GO

Crac-GO 0 x 0 Mixto-MT

Real Brasília-DF 1 x 0 Capital-TO

Anápolis-GO 0 x 2 Brasiliense-DF
Grupo A6

Ipatinga-MG 0 x 2 Portuguesa-RJ

Nova Iguaçu-RJ 3 x 0 Democrata SL-MG

Real Noroeste-ES 3 x 2 Itabuna-BA

Audax Rio-RJ 1 x 1 Serra-ES

Grupo A7
Costa Rica-MS 0 x 0 São José-SP

Santo André-SP 0 x 1 Maringá-PR

Pouso Alegre-MG 0 x 0 Inter de Limeira-SP

Água Santa-SP 1 x 0 Patrocinense-MG