MANOEL FAÇANHA
Rio Branco – O que era especulação virou realidade. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou ontem (22) a ampliação do número de participantes para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro 2016. No ano passado, o torneio contava com 40 clubes, mas a entidade futebolística, após ampliar o número de participantes para 48, resolveu ceder às pressões da maioria das federações filiadas e crescer o número de clubes participantes para 68.
Com a nova distribuição de vagas, a Série D será dividida da seguinte forma: São Paulo terá quatro vagas; Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão três; já os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro clubes rebaixados da Série C 2015 (Águia, Caxias-RS, Icasa-CE e Madureira-RJ) completam os 68 clubes.
Com o inchaço do torneio, a competição será dividida em 17 grupos com quatro clubes cada se enfrentando em jogos de ida e volta. Garantem vaga à segunda fase, os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos.
Provavelmente na segunda fase e nas oitavas de final, o cruzamento também seja regionalizado. Nos últimos dois anos, a CBF adotou o critério com a definição dos confrontos de acordo com as campanhas, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante.
A CBF deve divulgar nos próximos dias o regulamento da competição, que está prevista para iniciar no dia 29 de maio. As duas vagas acreanas ainda estão indefinidas, mas deve ficar entre Rio Branco, Galvez e Atlético Acreano.