STJD exclui Genus (RO) da Copa Verde

MANOEL FAÇANHA

Rio Branco -AC – A 3ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou, nesta quinta-feira (24), embargos do Genus na disputa da Copa Verde 2016. Na decisão, o tribunal resolveu excluir o time rondoniense da disputa da 3ª Copa Verde.

No último dia 9 de março, o Genus entrou em campo com o lateral-direito Guarate, que havia sido suspenso por uma expulsão na Série D do Brasileiro de 2014. No último dia 16, o clube rondoniense foi julgado pelo STJD que garantiu sua permanência na competição, mas determinou a perda de seis pontos além da multa de R$ 500.

Porém, após a decisão, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recorreu da decisão que manteve o clube rondoniense na disputa. O posicionamento da entidade teve como base o artigo 46 do Regulamento Geral de Competições. O parágrafo único do artigo diz: “Em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição”.