Novo treinador vê clássico contra Atlético-AC das arquibancadas da Arena e não aprova apresentação do time. No entanto, destaca que semifinal é “novo campeonato”
Rio Branco, AC – Se o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” fosse seguido à risca pelo novo treinador do Rio Branco, João Carlos Cavalo, a primeira partida da equipe sob seus olhares teria deixado o técnico com uma surpresa desagradável. Cavalo acompanhou das arquibancadas do estádio Arena da Floresta o clássico contra o Atlético-AC, que terminou empatado sem gols, no domingo (25), e não gostou do que viu.
Com o time já classificado para fase semifinal do Campeonato Acreano, nesta segunda-feira (26), no primeiro dia comandando o treinamento da equipe no José de Melo, o treinador preferiu relevar a atuação dos atletas e já focar o confronto contra o Plácido de Castro, primeira dos dois duelos entre as equipes na briga por vaga na decisão.
– A equipe como um todo não esteve bem no jogo. Não podemos tirar como referência apenas uma partida. É procurar esquecer e pensar para frente. É nova vida, vamos tentar construir uma nova história, pois é um campeonato diferente a semifinal. Temos dois jogos decisivos para buscar a classificação para a final e é em cima disso que vamos trabalhar – afirma.
Após a observação inicial do elenco alvirrubro, Cavalo detectou e relacionou os principais pontos que devem ser trabalhados nos próximos dias, com destaque para a necessidade de se criar um padrão tático.
– Primeiro lugar tem que haver mudança de comportamento e atitude da equipe, principalmente no que diz respeito a comportamento tático. Dentro desse contexto, vamos trabalhar muito um conceito tático, daquilo que penso para a equipe, com treinamentos, palestra, repetição. O elenco é bom, o que falta é dar uma lapidada na questão do posicionamento – explica.
Para o duelo da semifinal, João Carlos Cavalo acredita que o nível de dificuldade que o Rio Branco irá enfrentar vai depender do comportamento dos jogadores dentro de campo, pois, segundo ele, “futebol não é complicado”.
– A dificuldade vai depender da forma como o Rio Branco vai se comportar dentro de campo, da maneira como os atletas irão entender a leitura do jogo, aquilo que eu passar. A partir do momento que entenderem, as coisas vão ficar fácil. Futebol não é complicado. Vamos conversar muito com os atletas de maneira bem franca – conclui.
Na programação de treinos da semana, João Carlos Cavalo vai enfatizar os trabalhos tático e de posicionamento, além de palestras para os jogadores. Nesta segunda, o treinador trabalhou apenas com os atletas que não atuaram ou entraram por poucos minutos contra o Atlético-AC. Os titulares fizeram um trabalho regenerativo. O coletivo de apronto do Rio Branco para a primeira partida da semifinal, contra o Plácido de Castro, no domingo (1º), será realizado na sexta-feira (30), no estádio José de Melo.
Duaine Rodrigues