Temperatura máxima

Francisco Dandão


A rodada desta quarta-feira pelo primeiro turno do campeonato acreano de futebol 2015 promete ser de temperatura máxima e muita emoção. Isso por conta da pontuação dos contendores, tanto dos envolvidos na partida preliminar quanto no jogo de fundo, respectivamente Alto Acre x Vasco da Gama e Rio Branco x Atlético. Ninguém pode mais errar!

O Alto Acre, da simpática cidade de Epitaciolândia, também conhecido nas rodas da torcida como Papagaio da Fronteira, vem de duas derrotas seguidas. Na estreia, levou “uma sapeca Iaiá” de 5 a 2 do Atlético. Pode-se dizer que sequer viu a cor da bola naquela oportunidade. Depois, perdeu para o Plácido de Castro por 1 a 0, embora jogasse bem melhor.

Por seu lado, o Vasco da Gama já levou três “lapadas na rachada”: 4 a 2 para o Galvez, 2 a 0 para o Náuas e 3 a 2 para o Rio Branco. À exceção do primeiro jogo, os vascaínos dizem que mereciam uma sorte melhor e que poderiam já ter marcado os seus pontinhos, não fossem os erros crassos das diversas arbitragens, sempre a favor dos adversários. Eles dizem isso!

Erros e bolas nas costas à parte, porém, o certo mesmo é que tanto o Alto Acre quanto o Vasco precisam pontuar urgente e desesperadamente. Daqui a pouco, se essas equipes não começarem a reagir logo, o campeonato ameaça ir pelo ralo e a segunda divisão fica perigosamente próxima. E então, é ou não é um jogo de temperatura máxima? É ou não é?

Pois muito bem. Superemos essa preliminar e passemos adiante. Eis que chegamos num outro jogo de fervura extrema: Rio Branco x Atlético Acreano. Respectivamente, nada mais, nada menos do que o campeão e o vice-campeão acreano de 2014 (atuais, portanto). Tradição e glória desde a década de 1950. O clássico mais antigo do futebol local de hoje em dia.

O Rio Branco venceu apenas uma partida em três disputadas. E assim mesmo sem convencer nem o mais apaixonado dos seus torcedores. Há muitos anos o Estrelão não começava tão mal uma competição estadual. Enquanto isso, o Atlético, que ganhou dois em três jogos realizados, sabe que precisa melhorar muito para sonhar com o beijo na taça da temporada.

Levando-se em conta que o Galvez (Imperador do Acre?) anda “nadando de braçadas” até aqui, uma vez que venceu os seus três compromissos, somando indefectíveis nove pontos e olhando os seguidores pelo retrovisor, só resta a Rio Branco e Atlético vencer um ao outro nesta quarta-feira, caso tencionem não perder de vista o time da Polícia Militar.

É isso, por hoje, queridos e caríssimos seguidores (meia dúzia de três ou quatro, mas vá lá que seja) dessas eternamente tontas e mal traçadas linhas. Para além dos certeiros chutes e das improváveis redes, o certo mesmo é que são dois jogos de muito apelo e com ares de drama os desta rodada de meio da semana. A temperatura vai subir sim senhor. Ora se vai!