Teremos Copa Verde?

Com o calendário apertado e o país a partir dos próximos meses vivenciando o clima de Copa do Mundo, a Copa Verde deverá ficar somente para a próxima temporada. Segundo o jornalista Marcos Paulo Lima, do Correio Braziliense, fontes junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dizem que a competição deve voltar apenas em 2023, paralelo ao Nordestão.

Criada em 2014, a Copa Verde de Futebol é uma competição com a participação de 24 clubes do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Roraima, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O torneio tem formato similar ao da Copa do Brasil, com partidas de ida e volta, em mata-mata.

Conforme ainda o jornalista, a ideia dos dirigentes seria que o torneio retornasse somente em 2023, mas com força, pois o departamento de marketing da própria CBF quer dar mais visibilidade à competição e o fator ecológico serve de grande apelo na busca de aporte financeiro para a competição.

Bom lembrar que o último campeão da Copa Verde foi o Clube do Remo, que venceu o Vila Nova por 4 a 2, nos pênaltis.

Copa Verde 2022 estava prevista  para começar em setembro. Foto/Manoel Façanha.

AS CURTINHAS

Em entrevista concedida no início da tarde da quarta-feira (6) ao programa “Grande Lance Esportivo”, da Rádio Difusora Acreana, o diretor de esportes da Secretária de Educação e Esportes, advogado Júnior Santiago, explicou que o aporte de recursos financeiros que serão destinados às federações amadoras visam principalmente a fomentação do desporto escolar. Leia-se a realização/participação dos Jogos Escolares – fases municipal, estadual e nacional, assim como o incentivo às categorias de base e outras atividades do calendário dessas federações.

Questionado sobre a transparência dos valores (aplicação dos recursos), o dirigente disse que haverá uma comissão composta por membros do poder público para fiscalizar a ordenação desses recursos.

Caso haja alguma irregularidade, o gestor da entidade será punido conforme a legislação.

O convênio contempla nove federações e o valor chega à cifra de R$ 1,9 mi. Veja quais são elas: Federação de Taekwondo do Estado Acre, Federação Acreana de Atletismo, Federação Acreana de Vôlei (Feav), Federação Acreana de Futevôlei (FAFTV), Federação Acreana de Futsal (Fafs), Federação Acreana de Xadrez, Federação de Desporto Universitário Acre (FDUA), Federação de Tênis de Mesa do Estado do Acre (FTMEAC) e Federação Acreana de Ciclismo.

Sobre a verba destinada ao futebol profissional, o dirigente disse que um grupo de estudo foi formado e uma reunião durante essa semana (talvez hoje) ocorrerá com a participação dos dirigentes de clubes para tratar do assunto.

O gestor garantiu que haverá o aporte de ajuda aos clubes e o pagamento deverá ocorrer durante o mês de outubro.

Bom dia!