O goleiro Weverton será o primeiro acreano convocado para uma edição de Copa do Mundo. Foto/Lucas Figueiredo/CBF

Tite convoca Weverton para o Mundial do Catar 2022

MANOEL FAÇANHA

Presente na lista de 26 atletas convocados pelo técnico Tite para a Copa do Catar 2022, o goleiro Weverton voltou a escrever mais um capítulo de sua rica história futebolística. E, se não bastasse tudo isso, ele será o primeiro acreano a participar de uma Copa do Mundo. No currículo do atleta palmeirense de 34 anos e de origem na periferia de Rio Branco, constam um título olímpico pelo selecionado brasileiro (2016), dois títulos de Libertadores (Palmeiras – 2020/2021), dois Brasileirão (Palmeiras – 2018/2022), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-americana (Palmeiras – 2022), dois Paulistão (Palmeiras – 2020/2022), dois campeonatos Brasileiros – Série B (Corinthians – 2008 e Portuguesa – 2011), um Campeonato Paulista do Interior (Botafogo-SP – 2010), uma Marbella Cup (Athletico-PR – 2013) e um Campeonato Paranaense (Athletico-PR -2016).

Weverton faz agradecimentos

Após a convocação, o goleiro Weverton em vídeo divulgado pela TV Palmeiras fez o seguinte comentário:  “Agradeço a Deus pela oportunidade de disputar uma Copa do Mundo. Minha esposa também tem um papel muito importante nisso tudo e nessa festa hoje. Quero agradecer ao Palmeiras por todas as oportunidades e portas abertas para mim. Representar esse clube na Seleção é uma grande honra. Farei o meu melhor para representar bem o país e os palmeirenses”. 

Recém-campeão brasileiro pelo Verdão e agora convocado para a Copa, Weverton fez questão de relembrar as origens e também citou a tradição do clube nas últimas conquistas da Seleção Brasileira, falando especialmente sobre outro ídolo e companheiro de posição.

– Olho para trás e vejo aquele menino que veio do Acre com o sonho de ser jogador, que depois virou goleiro por acaso e que hoje está vivendo tudo isso. Não posso dizer outra coisa a não ser obrigado. O Palmeiras tem muita tradição na Seleção Brasileira. O último atleta nosso a representar o país na Copa foi Marcos, né? E ele foi campeão… Espero que eu consiga fazer isso também – concluiu.

O goleiro acreano Weverton em ação durante treinamento da seleção brasileira. Foto/Lucas Figueiredo

Histórico da carreira

Menino pobre da periferia de Rio Branco, Weverton chegou ao Juventus-AC pelas mãos do treinador e ex-goleiro Illimani Suares no primeiro semestre de 2003. Antes havia passado por algumas escolinhas de futebol como a do Recriança, atuando, inclusive, como atacante. Foi lapidado e aos 16 anos fez sua primeira final no profissionalismo vestindo a camisa do AC Juventus, em 2004, mas não levou sorte e perdeu o título para o Rio Branco.

Weverton treina a bola aérea no CT do Juventus na temporada de 2004. Foto/Manoel Façanha

Um ano depois, na disputa da Copa São Paulo de Juniores, o arqueiro apareceu nacionalmente. Weverton foi o principal destaque na vitória apertada do Corinthians sobre o Juventus por 1 a 0. O acreano pegou tudo naquela memorável partida do dia 5 de janeiro de 2005. Admirados com a atuação do acreano, os dirigentes do clube Paulista do Parque São Jorge o convidaram para testes.

Na temporada 2004, o goleiro Weverton em preparação para sua primeira participação na Copa São Paulo de Futebol de Juniores. Foto/Manoel Façanha

Aprovado, Weverton ficou no Corinthians por mais de dois anos e ainda chegou a integrar o time alvinegro do Parque São Jorge na conquista do título da Série B 2008. No entanto, como não era aproveitado pelo então técnico corintiano Mano Menezes – oscilava entre a posição de terceiro e quarto goleiro (Júlio César, Felipe e Rafael Santos eram os concorrentes da posição) acabou emprestado para o Clube do Remo. O acreano ainda passou por América/RN, Oeste de Itápolis, Botafogo-SP, Portuguesa e Atlético Paranaense, chegando ao Palmeiras em 2018.

FICHA TÉCNICA

Nome: Weverton Pereira da Silva

Cidade: Rio Branco (AC)

Data: 13/12/1987

Altura: 1m89cm

Peso: 86 kg

Clubes: AC Juventus-AC, Corinthians-SP, Clube do Remo-PA, Oeste-SP, América-RN, Botafogo-SP, Portuguesa-SP, Atlético Paranaense e Palmeiras-SP.

Montagem mostra goleiro acreano Weverton no inicio da carreira na base do Juventus-AC e, na foto à direita, ele participando de treino na Seleção Brasileira — Foto: Divulgação

A lista de convocados do técnico Tite foi divulgada no início da tarde desta segunda-feira, na Barra da Tijuca, sede da CBF. A única surpresa foi a convocação de Daniel Alves, atualmente no Pumas, do México.

Apenas três jogadores escolhidos atuam no Brasil: Weverton, goleiro do Palmeiras; Everton Ribeiro, meia do Flamengo; e Pedro, atacante rubro-negro.

Goleiros:

Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Weverton – Palmeiras (BRA)

Zagueiros:

Bremer – Juventus (ITA)
Eder Militão – Real Madrid (ESP)
Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)
Thiago Silva – Chelsea (ING)

Laterais:

Alex Sandro – Juventus (ITA)
Alex Telles – Sevilla (ESP)
Danilo – Juventus (ITA)
Daniel Alves – Pumas (MEX)

Meio-campistas:

Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
Everton Ribeiro – Flamengo
Fabinho – Liverpool (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Lucas Paquetá – West Ham United (ING)

Atacantes:

Antony – Manchester United (ING)
Gabriel Jesus – Arsenal (ING)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA)
Pedro – Flamengo
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)

Convocação Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Créditos: CBF