No último confronto entre Tricolor e Estrelão, ocorrido no dia 06/05/2012, o alvirrubro do artilheiro Juliano César venceu por 4 a 0. Foto/Manoel Façanha

Tricolor mira fim de um tabu de 13 anos contra o Estrelão

MANOEL FAÇANHA

O Independência entra em campo nesta terça-feira (26) com o peso do tabu de quase 13 anos sem vencer um Clássico Vovô do futebol acreano. O último triunfo tricolor diante do Rio Branco ocorreu na noite do dia 25 de maio do ano de 2006. O palco do duelo à época era lendário Stadium José de Melo e o placar apontou vitória tricolor pelo placar apertado de 1 a 0, gol de Marcelo Brás.

Nesta mesma temporada, precisamente dia 11 de maio, o Tricolor de Aço derrotou pelo returno o Estrelão pelo placar de 2 a 1 e colocou ponto final num jejum de vitórias que já durava pouco mais de cinco anos.

No entanto, a segunda vitória do Tricolor de Aço na temporada de 2006 custou caro para Rio Branco, pois eliminou por completo as chances do clube brigar pelo pentacampeonato estadual. Já o Independência com o trinfo decidiu o título do estadual contra a Adesg. Cheio de desfalques, o Tricolor de Aço, sem o atacante Marcelo Brás e entre outros peças importantes, sucumbiu e perdeu o título para o Leão de Senador Guiomard, numa derrota por 3 a 0.

Na temporada 2006, o Tricolor quebrou um jejum de mais de cinco anos sem vitórias contra o Rio Branco. Foto/Manoel Façanha.

Quase 13 anos após o último triunfo contra o Estrelão, o Independência, depois de um surpreendente resultado conquistado no primeiro turno – perdeu a vaga na decisão de penalidades para o Atlético, busca fazer história e colocar um ponto final na história desses 13 anos de abstinência de vitórias.

O técnico Illimani Suares para o duelo não terá o volante Paulinho Pitbull e o meia Léo. Os dois jogadores cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Cleyton e Lucas serão os substitutos, respectivamente, da dupla. O Tricolor de Aço encara o Estrelão com a seguinte formação: André, Bruno, Brenner Carnaúba e Thaumaturgo; Clayton, Lucas, Anderson e Moedinha; Gugu e Ailton.