Com 15 gols no torneio, o Galvez é o 17º neste requisito de gols marcados, enquanto o Ji-Paraná-RO com 10 gols é o 37 º. Foto/Manoel Façanha

Veja um raio-x dos números da Série D

Com 12 gols marcados, o Rio Branco tem o 26º melhor ataque do torneio. Foto/Manoel Façanha.

MANOEL FAÇANHA

O empate entre Atlético-AC e Independente-PA (3 a 3) fechou na noite do último domingo, na Arena Acreana, a nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Conforme dados de Adethson Leite/Números & Estatísticas, o resultado elevou a média de gols do torneio para 2,63 por jogo – 284 partidas e 747 gols. O ataque mais positivo do torneio pertence ao Gama-DF. O clube já marcou 23 gols e apresenta média de 2,55 gols por jogo. Brasiliense-DF (20), Ferroviária (20) e Mirassol-SP (20) aparecem na segunda, terceira e quarta posições, respectivamente. Com 15 gols no torneio, o Galvez é o 17º neste requisito, enquanto o Rio Branco com 12 gols marcados é o 26º. O Atlético Acreano marcou 10 gols na competição e surge na 37ª posição.

Campanhas

No próximo final de semana, o torneio chega à terceira rodada do returno da fase classificatória com 133 vitórias dos mandantes contra 82 dos visitantes. O torneio ainda apresenta 69 empates. Os números apontam ainda que os donos da casa marcaram 443 gols e os visitantes 304. O Gama-DF, inserido no Grupo 6, apresenta o melhor retrospecto técnico do torneio (92,59%). Altos-PI (77,78%) e Novorizontino-SP (75%), aparecem, respectivamente, na segunda e terceira posições. O Bragantino-PA e Brasiliense-DF (74,07%) são o quarto e quinto times, respectivamente, de melhores campanhas. Galvez e Rio Branco aparecem na 14ª posição (59%), mesmo aproveitamento de Fast Club-AM, Mirassol-SP, Floresta-CE e ABC-RN.

Disciplina

Com três cartões vermelhos, o Atlético Acreano aparece na 12ª posição neste requisito disciplinar. Foto/Antônio Assis.

No requisito disciplina, o torneio já conta com 116 expulsões e 1.475 advertências por cartões amarelos, totalizando 1.591 cartões distribuídos em 284 jogos, proporcionando, assim, média de 5,50% cartões por jogo. O clube com maior número de cartões vermelhos recebidos na competição é o Ji-Paraná-RO. O Galo da BR levou sete, seguido de perto por Independente-PA, Itabaiana-SE e Santos-AP, todos com seis cartões da cor vermelho. Com três cartões vermelhos, o Atlético Acreano aparece na 12ª posição e o Rio Branco, com um cartão a menos, é o 20 º colocado. O Galvez neste requisito surge na 49ª posição, sem nenhum cartão vermelho recebido. Com 39 cartões amarelos recebidos, o Jacioba-AL lidera esse requisito, seguido pelas equipes do Itabaiana-SE (35), Vilhenense-RO (34), Rio Branco-AC e Sinop-MT (30). O Galvez surge na 12ª posição com 27 sufrágios da cor amarela, um a mais que o Atlético Acreano (26).

Artilheiros

Fechada a nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, quatro jogadores dividem a artilharia da competição. Cada um deles marcou seis gols. Veja quem são: Alison (Joinville-SC), Bruno Silva (Atlético de Cajazeiras-PB) Canga (Bragantino – PA) e Daivison (Fast Club-AM). Com um gol a menos aparecem outros dez jogadores, entre eles, o atacante Americano (Atlético-AC). Guilherme Campana (Rio Branco-AC), Daniego e Adriano (Galvez, cada um marcou três gols no torneio, aparecem entre os 50 melhores artilheiros da Série D/2020.