Marola em foto recente. Foto/Instagram Photos

Vítima de covid-19, morre Marola, ex-goleiro da base do Rio Branco

MANOEL FAÇANHA

O ex-goleiro da base (infantil e juvenil) do Rio Branco na década de 1980, Marcos Antonio Fugiwara, o Marola, 54 anos, entrou para as estatísticas das vítimas fatais do novo coronavírus neste final de semana na cidade de Rio Branco.

Apelidado na infância de Marola, isso pela semelhança física com o goleiro santista da década de 1980, ele deixa a esposa Leidiane Almeida Teixeira e aos filhos Marcelo, João Marcos, Marlene Sayara, Ana Karolina, Camila, Manoela. O ex-arqueiro Hudson Moreira, amigo de infância de Marola, lamentou profundamente à reportagem a perda do amigo e disse que se tratava de um ser humano bastante querido entre os amigos e familiares. Natural de Anambaí-MS, o arqueiro, além de jogar na base do Estrelão, atuou em diversas equipes do futebol amador, entre elas, o Nacional (1983), o Piauí (1983 a 1987) e o Pigerry FC (1988).

Marola era irmão do ex-jogador juventino Fugiwara e trabalhava como garçom no gabinete da prefeita de Rio Branco, professora Socorro Neri. Após o comunicado da sua morte, ocorrida na última sexta-feira, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia, onde estava internado há 30 dias, muitos amigos usaram as redes sociais para se despedir de Marola. A assessora de imprensa da prefeitura municipal de Rio Branco, jornalista Socorro Camelo, falou do legado de gentileza deixado por Marola. “Seu Marcos perdeu hoje a batalha para o vírus cruel. Mas sua gentileza, atenção com o outro, o prazer em servir bem, o sorriso doce, a elegância discreta, o desvelo com os que estavam ao redor… Isso é seu legado para nós”.

Infantil do Rio Branco FC – 1981. Em pé, da esquerda para a direita: Jersey, Milton, Ozanan, Oscarzinho, Márcio e Marola. Agachados: Sérgio, Ulisses, Vanderley, Oton Sales e Dal. Foto/Acervo Pessoal de Marola.

Piauí – 1987. Em pé, da esquerda para a direta: Chico Tampinha, Carlos Augusto, Manoelzinho, Ferleudo, Chim, Macaco, Marcos, Jersey James, Tião e Boró. Agachados Afonso, Tércio, Armando, Ney, Pedrinho, Valdir, Nozer e Melquíades. Foto/Acervo Pessoal de Marola.
Marola posa com troféu de campeão no futebol amador. Foto/Acervo Pessoal de Marola.