MANOEL FAÇANHA
Com um gol de pênalti pra lá de polêmico, já no apagar das luzes, o Ypiranga superou o Atlético Acreano por 2 a 1, em jogo disputado neste domingo (13), no estádio Zerão, pela segunda rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro Série D. Os dois gols da vitória do time amapaense foram assinalados em cobranças de penalidades. O primeiro através de Helson Luiz e o segundo marcado por Willian Afuá. O Galo Carijó descontou com Vitor Hugo.
Classificação
Com o resultado, o Ypiranga somou a quatro pontos chegando à vice-liderança do Grupo A1. O Atlético, com duas derrotas, segue sem pontuar, na vice-lanterna (7º).
Próximos jogos
Na terceira rodada, o Ypiranga entra em campo no sábado (19), às 17h, quando visita o GAS-RR, no Estádio Canarinho, em Boa Vista (RR). No dia seguinte, o Atlético encara o Galvez-AC, na Arena Acreana, em Rio Branco (AC).
Jogo
O Ypiranga teve uma grande chance logo no começo do jogo, quando Thulio deu boa arrancada e foi derrubado na área pelo zagueiro Naldo. Helson Luiz cobrou bem o e deixou o time da casa na frente do placar, aos 12 minutos.
O gol não abalou o time celeste que passou a buscar a igualdade no placar. Na primeira delas, aos 18 minutos, Felipe testou para a boa defesa do goleiro Redson. Dez minutos depois, numa bola parada de Diego, Redson fez grande defesa e evitou o empate do time acreano.
Com o time da casa querendo administrar o resultado, o Atlético passou a pressionar na busca do empate e quase conseguiu aos 36, após escanteio, com a bola ficando com Felipe, que chutou por cima. Dois minutos depois, Daniego arriscou o chute, que passou perto da trave.
Pênalti polêmico decide o jogo
Na volta do intervalo, o Ypiranga tentou segurar o resultado diante de um Atlético Acreano, que apesar de buscar o jogo, tinha dificuldade na hora do último passe. No entanto, aos 42 minutos, Vitor Hugo aproveitou sobra de bola e emendou pra rede do Ypiranga. Com o placar em igualdade a partida chegou aos acréscimos com o time da casa apostando numa bola longa. Célio Mata Boi recebeu lançamento em velocidade, invadiu a área e o zagueiro fez o corte e tirou a bola dos pés do atacante. No entanto, o árbitro da partida interpretou que o jogador amapaense teria sido tocado pelo atleta atleticano e marcou penalidade. O fato gerou muitas reclamações do banco do Atlético Acreano, mas após muita confusão, Willian Afuá converteu a cobrança, aos 52 minutos, e confirmou a vitória do time amapaense.
Zé Marco analisa o revés
Um dia após a derrota para o Ypiranga-AP, o técnico celeste Zé Marco ainda demostrava total indignação com a marcação de dois pênaltis contra sua equipe assinalados pelo árbitro Christiano Gayo (DF). O treinador celeste falou ao ge que o juiz do jogo teria inventado dois pênaltis e prejudicado covardemente o Atlético Acreano.
A respeito da evolução da equipe atleticana, o técnico explicou que progrediu em relação à estreia, com o time criando inúmeras oportunidade e situações de gol.
Na próxima rodada, o Atlético terá pela frente o Galvez. Foto/Franselmo George.